quinta-feira, 10 de abril de 2008

Curiosidades sobre a mitologia grega.

A mitologia grega compreende o conjunto de mitos, lendas e entidades divinas e/ou fantásticas, (deuses, semideuses e heróis) (ver a genealogia dos deuses gregos) presentes na religião praticada na Grécia Antiga, criados e transmitidos originalmente por tradição oral, muitas vezes com o intuito de explicar fenômenos naturais, culturais ou religiosos - como os rituais - cuja explicação não era evidente. As fontes remanescentes da mitologia grega são transcrições dessa oralida de criação.
Os historiadores da mitologia grega têm, muitas vezes, de se basear em dados fragmentários, descontextualizados (fragmentos de obras literárias, por exemplo) ou através de indícios transmitidos na iconografia grega (principalmente, os vasos) para tentarem reconstituir a riqueza narrativa e conceptual de uma das mitologias mundiais que mais interesse desperta.
Nas suas várias lendas, histórias e cânticos, os deuses da antiga Grécia são descritos como quase humanos em aparência, porém imunes ao tempo e praticamente imunes a doenças e feridas, capazes de se tornarem invisíveis, de viajarem grandes distâncias quase que instantaneamente e de falarem através de seres humanos sem o conhecimento destes.
Cada um dos deuses tem sua própria forma física, genealogia, interesses, personalidade e sua própria especialidade. Essas descrições, no entanto, têm variantes locais que nem sempre estão de acordo com as descrições usadas em outras partes do mundo grego da época. Quando esses deuses eram nomeados em poesias ou orações, eles se referiam a uma combinação de seus nomes e epítetos, com estes os identificando, distinguindo-os de outros deuses. Atualmente, apenas o povo Kalasha, do Paquistão, mantém como religião viva o panteão grego.
O Monte Olimpo situa-se no norte da Grécia, perto do mar Egeu. É o ponto culminante do país com 2919 metros de altitude. Também é um dos mais altos da Europa.Em grego clássico, o seu nome significa "o iluminado".O Olimpo era considerado, na mitologia grega, a morada dos doze deuses cujo rei era o deus supremo : Zeus.
1Zeus Filho de Cronos e Reia 2. Hera Irmã e esposa de Zeus 3. Afrodite Deusa do amor e beleza. Nasceu numa concha. 4. Apolo Deus do Sol 5.Ares Deus da Guerra 6. Artemis Deusa da Caça e da Lua. Filha de Zeus e irmã gémia de Apolo. 7. Atena Deusa da Sabedoria, da Castidade e da Virtude 8. Deméter Deusa da Agricultura. Irmã de Zeus. 9. Dionísio Deus das festas, do vinho e do lazer 10. Hades Deus dos Infernos, do Mundo dos Mortos 11. Hefestos Deus Criador das Tecnologias 12.Hermes Deus mensageiro dos Deuses 13. Héstia Deusa responsável pelo Fogo e o Lar.Filha mais velha de Cronos e Reia, irmã de Zeus, Poseidon, Hades, Hera et Deméter. 14.
Poseidon Deus dos Mares e dos Oceanos .Hércules é um semi-deus, um Grande Herói...

Nenhum comentário: