quarta-feira, 14 de maio de 2008

JOGOS OLÍMPICOS E OS BOICOTES DOS TIBETANOS.

Os Jogos Olímpicos desse ano, ocorrerão na China ( Beijing). A abertura será no dia 08 de agosto às 20h e a cerimônia de encerramento está marcada para o dia 24 do referido mês.
Esse estádio é o segundo maior da China, Estádio de Xangai, chamado de "Estádio das 80 mil pessoas".
Foram escolhidos 5 mascotes, cada um representa, através de suas cores, os cinco Continentes e os arcos, os quais são o símbolo das Olimpíadas.
A tocha Olímpica foi acesa na Grécia (
origem das Olimpíadas ) em 24 de março e percorreu diversos países e chegará em Pequim em 08 de agosto.
A China é o país mais populoso do mundo. Lá encontramos a
Muralha da China e uma história rica, mas cheia de mistérios.
O
Tibete, uma nação que luta contra o domínio chinês. Sua capital é Lhasa e encontra-se localizada no topo do mundo, à sombra do Everest.
Tenzin Gyatso, a 14ª encarnação do
Dalai- Lama( significa: oceano de sabedoria), líder budista do povo tibetano; o qual tem por objetivo a reivindicação de forma pacífica. Porém, diante da falta de liberdade e de diálogo com os chineses, os tibetanos acharam um meio para serem ouvidos; o boicote aos jogos Olímpicos e o confronto violento em vários países. Assim sendo,muitos países, inclusive o Brasil, estão apoiando à causa tibetana.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, está cobrando respeito aos direitos humanos dos tibetanos e a liberdade de imprensa em Pequim.
Dalai-Lama afirma que não é contra o evento esportivo, mas que também não pode calar seu povo, pois" todos tem o direito de escolha". Todavia, reforça a idéia de Buda e de Gandhi: " o caminho do meio", isto é o diálogo e o pacifismo.
Vale salientar, que esse povo tão sofrido de uma forma certa ou não, está se manifestando ou melhor, tornando mundial seus problemas. E nós brasileiros, o que estamos fazendo para melhorar o nosso país? Vivemos em um país dito democrático, por que nos calamos diante de tantos desajustes políticos, sociais, econômicos...?
Só para recordar, o Brasil é o país que mais cobra impostos. Então, onde está o retorno dessas absurdas cobranças? Sem falar que a ONU divulgou que somos o 2º lugar em índice de violência e corrupção na América Latina...
" SÓ EXISTEM DOIS DIAS DO ANO QUE NADA PODE SER FEITO, UM SE CHAMA ONTEM E O OUTRO AMANHÃ. PORTANTO, HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR, ACREDITAR, FAZER E PRINCIPALMENTE VIVER". (DALAI-LAMA).
Com toda certeza, as Olimpíadas representam a união dos povos através das diferentes modadalidades de esportes. Por isso nada mais justo que o Tibete, assim como outros, tenham liberdade no sentido amplo da palavra. Está mais que na hora de revermos valores, pensamentos e ações; ou preferimos ficar alheios aos problemas?
LUCIARA.

2 comentários:

Iracélia Zeni disse...

Luciara,muito bom o texto. Estou achando uma maneira muito confortável de me atualizar:lendo tuas postagens.Adorei. Escreva sempre mais....Um beijo.

Anônimo disse...

Colega Luciara, passei aqui para te dizer que teu blog está lindo!!!
Continuie blogando, estas gostando?? É legal né!!!
Pena que não se tem tempo para ler tudo...
Abraços
Elis