Doutrina Espírita

Loading...

domingo, 4 de maio de 2008

Símbolos Nacionais e a valorização da nossa PÁTRIA.

O que você precisa saber antes de hastear a Bandeira Nacional :
A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações de sentimento patriótico dos brasileiros, mas para ser hasteada, ela tem de estar na mais perfeita ordem. Isso é lei. Na Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma Bandeira Nacional permanece no topo de um mastro com mais de 100 metros de altura. Em sua base, há a seguinte inscrição: "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto - visão permanente da Pátria". No primeiro domingo de cada mês, há uma solenidade para substituir a Bandeira usada por uma novinha. Essa bandeira tem cerca de 280 metros quadrados e um mecanismo a leva até o alto. Na cerimônia, o novo exemplar deve chegar ao topo antes que o velho comece a ser baixado.

No dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira, o hasteamento é feito ao meio-dia, com uma festa especial: a bandeira é içada depois de uma salva de 21 tiros. Em seguida, uma banda executa, ao vivo, o Hino à Bandeira, e todos os presentes à cerimônia cantam junto. A bandeira é um dos Símbolos Nacionais do país. Se em uma cerimônia, várias bandeiras forem hasteadas ou arriadas ao mesmo tempo, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer dele. Em dia de luto nacional (quando morre alguém importante), a Bandeira é hasteada e, depois de chegar ao topo, ela é baixada e deixada a meio-mastro. Esse gesto simboliza que o país está triste, em luto. Em um cortejo fúnebre, o luto é indicado por um laço de crepe preto, colocado junto à lança.

Nas escolas públicas e particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana.

Se a bandeira estiver rasgada ou com manchas, ela não pode ser hasteada nem jogada no lixo. Quando velhas, o destino de todas as bandeiras é o fogo. Elas são queimadas em solenidade por uma autoridade militar e a incineração acontece sempre em 19 de novembro, no Dia da Bandeira.
Cabe salientar, que na Escola E.E.F. Manuel Arruda Câmara, é hasteada a Bandeira Nacional semanalmente e também, é trabalhado com os alunos a história dos símbolos nacionais e sua importância cívica e cidadã.
Também, quero destacar como professora de História e cidadã brasileira, que apesar dos graves problemas existentes em nosso país, jamais podemos deixar de enaltecer nossa linda e majestosa Pátria; Ela não é a culpada dos tristes fatos que ocorrem desde o seu nascimento. Vamos refletir... a sociedade no geral (governos, povo, elite) é que não muda e parece que não quer mudar, para tornar essa gigante Pátria em uma Pátria gigante de paz, progresso, dignidade,liberdade, felicidade, educação, cidadania, igualdade...
Precisamos ter consciência e ir plantando..., um dia quem sabe...nossos descendentes colherão os frutos. Então, com toda certeza, todos cantarão o Hino e hastearão a Bandeira Nacional com vigor e patriotismo, sem questionamentos, sem porquês...
***VEJA OS LINKS***
PROFª LUCIARA.

Um comentário:

Iracélia Zeni disse...

Oi, Luciara. Eu não havia deixado um comentário antes,por falta de tempo, mas li pela segunda vez esta postagem. É ótima. Como é bom saber sobre a importância dos símbolos nacionais e principalmente sobre a bandeira.É um texto para se ler várias vezes. Você está fazendo muito bem a sua parte, em divulgar a idéia de conhecermos e valorizarmos nossos símbolos nacionais.E muito obrigada pela atitude cidadã de incentivar-nos em nosso trabalho. Um abraço