terça-feira, 5 de agosto de 2008

JOGOS OLÍMPICOS.


Os Jogos Olímpicos, também conhecidos como Olimpíadas, compõem um evento desportivo que ocorre a cada quatro anos e reune atletas de diversos países do mundo. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado).
Tradicionalmente afirma-se que os primeiros Jogos realizaram-se na Grécia Antiga no ano 776 a.C. , sendo uma importante celebração e tributo aos deuses ( em especial Zeus) .Diversas pessoas dirigiam-se à Olímpia para participarem dos jogos. Entretanto, as mulheres eram proibidas de participarem dos Jogos.

A partir do ano de 393 d.C., os gregos foram dominados pelo imperador romano, Teodósio, o qual proibiu os jogos, alegando que eram atos pagãos.
Porém, em 1896, o francês, Barão de Coubertin, reorganizou os Jogos e presidiu o Comitê Olímpico Internacional de 1896 a 1925. Autor da famosa frase: " O IMPORTANTE NÃO É VENCER, MAS PARTICIPAR". A bandeira do movimento olímpico, também foi sua criação. Desde então, os Jogos Olímpicos foram cancelados três edições, devido as lamentáveis Guerras Mundias.
Fazendo um breve resgate histórico, infelizmente, encontraremos lamentáveis fatos ocorridos durante as Olimpíadas de Munique em 1972, em Moscou 1980, em Atlanta 1986. Entretanto, estamos evidenciando na China, país sede dos Jogos de 2008, fatos grotescos como a poluição extremada, a exploração dos tibetanos e dos trabalhadores chineses; ao mesmo tempo que verificamos a ascensão de uma nova potência mundial.
Contradições gigantescas! O que você acha? Dúvidas..., consulte os links da postagem e fique a par das OLIM PÍADAS DE PEQUIM.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Luciara adorei seu blog.
Esta bem legal.

Anônimo disse...

adorei o blog ajudou- me muito na realização de um trabalho