sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008: PRATICANDO A CIDADANIA

As 6ª séries da Escola E.E.F.Manuel Arruda Câmara, elaboraram trabalhos sobre as Eleições 2008. Em grupos criaram um programa eleitoral, plataforma de governo e entrevistaram seus familiares para verificar as reais necessidades de sua comunidade,
assim enriquecendo ainda mais os trabalhos e exercendo a cidadania.
Em um segundo momento,apresentaram o programa,debateram as propostas e depois a turma elegeu seus representantes aos poderes Executivo e Legislativo. Sendo que na turma 61 os alunos: Maurício e Eduardo foram eleitos para o Executivo e Willian, Dione e Juciane, eleitos para o Legislativo.
Contudo, a turma 62 escutou o debate entre os candidatos pelo rádio, anotou algumas propostas com o objetivo de esclarecer dúvidas e depois promovemos um diálogo, onde todos seguindo o princípio DEMOCRÁTICO, participou expondo suas idéias.
Cabe salientar que os alunos representantes eleitos pela turma 61, têm importantes poderes, portanto mostrem que além de serem capazes, estão dispostos à auxiliar os colegas e os professores, no bom andamento das aulas. Também, estão comprometidos com nossa sociedade, praticando a cidadania; cumprindo os deveres e obtendo direitos.
Lembrando:pela atual Constituição (1988), o voto é universal, isto é todos votam; sendo que entre 16 aos 18 anos incompletos e 70 anos em diante, o voto é facultativo. Então a partir dos 18 aos 70 anos, todo cidadão deve votar.
Entretanto, não julguemos o ato de votar erroneamente; pois quem faz mal uso dele e não cumpre com os reais deveres, são alguns politiqueiros, que infelizmente se aproveitam da falta de informação e cultura do povo. A verdadeira e honesta política, é empolgante e fundamental!
Façamos a nossa parte, quem sabe um dia... nossos descendentes terão a colheita farta...
Quem sonha busca algo, então...!
Consciência limpa e de dever cumprido, é felicidade!
Abraços da profª Luciara.

3 comentários:

Anônimo disse...

Luciara.
Parabéns pelo teu trabalho.
Beijos de teu marido. Osmar.

Ana Rúbia disse...

Luciara, muito legal o trabalho que realizaste com os alunos. Aliás, muitos trabalhos legais você já realizou, pena que a gente não consegue acompanhar mais de perto. Você é uma professora muito preocupada com seus alunos e com a educação, isso é muito bom! Parabéns pelo trabalho que você realiza em nossa escola, é um privilégio ter você conosco. Um abraço da colega Ana Rúbia.

Iracélia Zeni disse...

Maravilhosa postagem. Que criatividade... Os alunos também vão adorar. Um abraço.