domingo, 27 de abril de 2008

AULAS diversificadas... Ensinando para VIDA!

SÉTIMAS SÉRIES....


Estas são as turmas 72 e 71, da Escola Manuel Arruda Câmara. Na aula do dia 07/05, dialogamos e trocamos informações a respeito da pesquisa realizada sobre as Maravilhas do Mundo, assunto já mencionado no blog.
Espero ter contribuido e proporcionado,além do conhecimento e "a viagem pelo mundo sem custos...", aulas diversificadas. Porém, desejo que as turmas colaborem para que outras oportunidades ocorram; assim teremos realmente um ensino para a VIDA!
Muitas vezes, são nos pequenos gestos que aprendemos ou mudamos para melhor.O velho ditado enfatiza: "É nos pequenos frascos que encontramos ótimos perfumes..."
Lembrem, um simples abraço,uma palavra, uma leitura ou..., podem mudar o rumo das coisas.Acreditem e façam a sua história acontecer. Profª Luciara.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

EDUCAÇÃO: o grande investimento !












Esses são meus alunos da turma 82, da mesma Escola. Após a pesquisa e o debate em aula
sobre os problemas sociais, onde a turma participou trazendo reportagens e também conhecendo através da pesquisa e leitura, a vida e o sonho de Martin Luther King e a resistência pacífica de Gandhi, chegamos a uma grande conclusão: a Educação é a chave para abrir a porta da sociedade dos vencedores e dos iguais...
Desejo que todos sejam parte de uma nova e melhor História. O segredo... esse vocês sabem... , é a informação, a Educação cidadã. Assim, ninguém nos fará de "massa de manobra".

Vamos fazer a nossa parte e acreditar!

Abraços da professora Luciara.


EDUCAÇÃO: passaporte para a VIDA !





Meus alunos da 8ª série, turma 81, da E.E.E.Fundamental Manuel Arruda Câmara, a qual sou regente.
Meus queridos alunos, o meu objetivo é mostrar o quanto a Educação é importante em nossa vida; trazendo a realidade para a sala de aula nós podemos analisar, debater, trocar idéiase juntos entender-mos os fatos. Assim, seremos verdadeiros cidadãos, conscientes e participantes na construção dos nossos sonhos e de uma sociedade melhor! A Educação familiar, quanto a escolar devem " andar" juntas. É um processo contínuo, mas tenham certeza, ela é o passaporte ou a passagem para vocês chegarem ao destino que sonham...
Desejo um ótimo ano para todos e que tudo aquilo que escreveram no painel da turma... se fizerem a parte de vocês, com certeza, vão alcançar!
Abraços da professora Luciara.

sábado, 19 de abril de 2008

AS COLEGAS AMIGAS: OBRIGADA!





Agradeço as colegas que de uma forma ou de
outra colaboraram com a construção do meu blog .
Em especial, para você Iracélia.
Obrigada!
COM CARINHO E ADMIRAÇÃO, LUCIARA.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Joaquim José da Silva Xavier - TIRADENTES.

Tiradentes era mineiro e lá exerceu várias funções, como minerador, comerciante, alferes ( militar), dentista e ativista político. Na história se destacou por ter sido um dos líderes do
movimento, que desejava o fim da exploração portuguesa e a liberdade de Minas Gerais, que era o centro econômico da Colônia .
Esse movimento ficou conhecido como Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira(1789).
Foi um movimento oriundo da classe social mais alta ( elite )
mineira, sendo Tiradentes o único líder pertencente à classe social
menos privilegiada da época.
Tiradentes lutava por uma causa que não era apenas para ele ou para um grupo, almejava a liberdade
pra todos ainda que tardia e discordava em alguns pontos com os outros líderes da conjuração.
Em 1789, o movimento foi delatado e os inconfidentes ( aquele que trai ) foram punidos, o movimento fracassou . Tiradentes o mais humilde e o único a assumir a responsabilidade teve a pena mais severa e violenta ; foi condenado à morte por enforcamento em praça pública no dia 21 de abril de 1792, sendo mais tarde esquartejado e sua cabeça colocada na praça de Vila Rica.
Mataram Tiradentes, mas não mataram o sonho e a idéia de liberdade colonial!
Somente durante a República, 1889, que a imagem de Tiradentes foi projetada, seguindo os
ideais positivistas, Tiradentes assemelha-se com Jesus, usando barba e cabelos longos.
Tiradentes não usava barba, no máximo um bigode, muito menos cabelos longos.
Joaquim José da Silva Xavier,Tiradentes é reconhecido como mártir e patrono cívico do Brasil, sendo sua data de morte, 21 de abril, feriado nacional.

PROFª LUCIARA.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

MARTIN LUTHER KING E O SONHO DE TER UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA.



Martin Luther King foi um pastor negro norte-americano, um dos líderes do movimento pela igualdade racial em seu país, pois a população negra era discriminada e excluída dos direitos políticos. A partir de seu sonho, organizou de forma pacífica, inspirado nas idéias de Mahatma Gandhi, indiano que seguia o princípio da ação não-violenta; liderou uma passeata em Washington, com mais de 250 mil pessoas. Dessa passeata resultou a Lei do Direito ao Voto e a Lei dos Direitos Civis aos negros, iniciando um longo caminho na "luta" pela igualdade de todos os seres humanos.

Em 1964, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, fazendo juz ao grande homem; pois pensava em todos, independente de religião, etnia... Mas infelizmente, assim como Gandhi, foi assassinado em 1968. Agora precisamos resgatar os ideais desses valorosos líderes e continuar a caminhada, pois ela não acabou. Jamais deixaremos de sonhar e assim projetar um mundo melhor e quem sabe um dia... nossos sonhos se tornarão realidade!
Vamos acreditar e fazer nossa parte como PROFESSORES.
ABRAÇOS, LUCIARA.


Todo dia é dia de índio...



Há mais de 500 anos, o Brasil era habitado por muitos nativos, calcula-se que eram mais de 1 milhão , divididos em várias tribos. Hoje porém, o país registra menos de 300 mil índios.
O dia 19 de abril, tem o objetivo de resgatar e preservar o que ainda resta da cultura indígena. A data é comemorada desde 1940, quando aconteceu o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México. A Fundação Nacional do Índio ,Funai, criada em 1967.
Entretanto, encontramos muitas pessoas que ainda não respeitam e até discriminam a população indígena, esqueceram das contribuições históricas na formação do nosso país.
Infelizmente, podemos registrar em 19 de abril de 1997, em Brasília, cinco adolescentes queimaram vivo o índio pataxó Galdino Jesus.
O que está faltando em nossa sociedade? Creio que conscientização, limites, respeito e uma educação mais valorizada por parte dos governantes, pois só assim conseguiremos construir uma sociedade mais humana, igualitária e justa.
O cantor Jorge Ben Jor, escreveu uma música homenageando os índios e também criticando o esquecimento da cultura do povo nativo, ele coloca que todo dia é dia de índio, porém isso não ocorre, como em outras situações em nosso país. Por isso a necessidade de ter uma data para
que possamos lembrar e valorizar a cultura indígena. Assim, o cantor escreveu que agora ele só tem o dia 19 de abril...
Infelizmente, isso é parte do retrato brasileiro. Povo sem história é povo sem cultura e país sem progresso ...
Como professora venho trabalhando,assim como minhas colegas, na conscientização e na valorização do ensino e também na igualdade e na inclusão social com nossos alunos.
Sabemos que esta missão não é fácil, mas é o nosso papel como educadoras e cidadãs brasileiras.
Se cada brasileiro fizer a sua parte... um dia quem sabe... nossos netos, bisnetos...colherão os frutos...

Não deixemos de sonhar!

LUCIARA.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

AMIGO.


Amigo, resista ao desânimo.

Levante a cabeça.

Olhe adiante.

O sol não pára.

As estrelas brilham.

Prossiga lutando.

Anseie a paz.

Acredite em Deus.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Curiosidades sobre a mitologia grega.

A mitologia grega compreende o conjunto de mitos, lendas e entidades divinas e/ou fantásticas, (deuses, semideuses e heróis) (ver a genealogia dos deuses gregos) presentes na religião praticada na Grécia Antiga, criados e transmitidos originalmente por tradição oral, muitas vezes com o intuito de explicar fenômenos naturais, culturais ou religiosos - como os rituais - cuja explicação não era evidente. As fontes remanescentes da mitologia grega são transcrições dessa oralida de criação.
Os historiadores da mitologia grega têm, muitas vezes, de se basear em dados fragmentários, descontextualizados (fragmentos de obras literárias, por exemplo) ou através de indícios transmitidos na iconografia grega (principalmente, os vasos) para tentarem reconstituir a riqueza narrativa e conceptual de uma das mitologias mundiais que mais interesse desperta.
Nas suas várias lendas, histórias e cânticos, os deuses da antiga Grécia são descritos como quase humanos em aparência, porém imunes ao tempo e praticamente imunes a doenças e feridas, capazes de se tornarem invisíveis, de viajarem grandes distâncias quase que instantaneamente e de falarem através de seres humanos sem o conhecimento destes.
Cada um dos deuses tem sua própria forma física, genealogia, interesses, personalidade e sua própria especialidade. Essas descrições, no entanto, têm variantes locais que nem sempre estão de acordo com as descrições usadas em outras partes do mundo grego da época. Quando esses deuses eram nomeados em poesias ou orações, eles se referiam a uma combinação de seus nomes e epítetos, com estes os identificando, distinguindo-os de outros deuses. Atualmente, apenas o povo Kalasha, do Paquistão, mantém como religião viva o panteão grego.
O Monte Olimpo situa-se no norte da Grécia, perto do mar Egeu. É o ponto culminante do país com 2919 metros de altitude. Também é um dos mais altos da Europa.Em grego clássico, o seu nome significa "o iluminado".O Olimpo era considerado, na mitologia grega, a morada dos doze deuses cujo rei era o deus supremo : Zeus.
1Zeus Filho de Cronos e Reia 2. Hera Irmã e esposa de Zeus 3. Afrodite Deusa do amor e beleza. Nasceu numa concha. 4. Apolo Deus do Sol 5.Ares Deus da Guerra 6. Artemis Deusa da Caça e da Lua. Filha de Zeus e irmã gémia de Apolo. 7. Atena Deusa da Sabedoria, da Castidade e da Virtude 8. Deméter Deusa da Agricultura. Irmã de Zeus. 9. Dionísio Deus das festas, do vinho e do lazer 10. Hades Deus dos Infernos, do Mundo dos Mortos 11. Hefestos Deus Criador das Tecnologias 12.Hermes Deus mensageiro dos Deuses 13. Héstia Deusa responsável pelo Fogo e o Lar.Filha mais velha de Cronos e Reia, irmã de Zeus, Poseidon, Hades, Hera et Deméter. 14.
Poseidon Deus dos Mares e dos Oceanos .Hércules é um semi-deus, um Grande Herói...