segunda-feira, 16 de junho de 2008

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS FESTAS JUNINAS..




A DANÇA DA QUADRILHA.



A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos ( Santo Antônio, São João e São Pedro ) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso.
Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.

Simpatias, sortes e adivinhas para Santo Antônio:

O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente e debochado. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
Confessei-me a Santo Antônio,
confessei que estava amando.
Ele deu-me por penitência
que fosse continuando.
Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… a simpatia não vai funcionar!
A seguir, algumas simpatias feitas para
Santo Antônio:
Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam um figurino do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo. E elas pedem:
meu Santo Antônio...( o restante fica a critério da imaginação de cada um...).
Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. A imagem só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido. Enquanto isso, o santo... coitadinho!
No dia 13, é comum ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.
Em
Lisboa, é tradicional a cerimónia de casamento múltiplo no dia de Santo António, em que chegam a casar-se 200 a 300 casais ao mesmo tempo.

Coitadinho do santo!!!

*** Queridos alunos da Escola Arruda.
Na festa junina, do dia 13/06, vocês mostraram que são criativos e participativos. Parabéns!Para a festa e as apresentações no dia 24/06, tenho certeza que farão ainda melhor. A alegria de vocês contagiou o público. Vamos lá!
Abraços da profª Luciara.




VIVER COMO AS FLORES...




Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam...
Pois viva como as flores! Advertiu o mestre. Como é viver como as flores? perguntou o discípulo. Pacientemente, o mestre explicou: - Aprenda com a Flor de Lótus, elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora... Isso é viver como as flores." Desconheço a Autoria, mas concordo plenamente.
Bela lição..., entretanto saberemos (rei) viver como as flores? Cabe a cada um de nós refletir e exercitar esta lição!

Com carinho, Luciara.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ei, você! Sorria...

A união faz a força...

Ei, você!!Ei, você !!! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso.... Mostre aquilo que você é, sem medo...

Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu...

Viva! Tente! A vida não passa de uma tentativa. Ei, ame acima de tudo, ame a tudo e a todos.

Não feche os olhos para a sujeira do mundo... não ignore a fome !

Procure o que há de bom em tudo e em todos. Não faça dos defeitos uma distância, e sim, uma aproximação.. Aceite a vida, as pessoas.. Faça delas a sua razão de viver... Entenda ! Entenda as pessoas que pensam diferente de você (não as reprove). Ei, olhe... Olhe a sua volta quantos amigos....

Você já tornou alguém feliz hoje, Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo? Ei, não corra. Para que tanta pressa? Corra apenas para dentro de você.. Sonhe ! Mas não prejudique ninguém e não transforme seu sonho em fuga. Acredite ! Espere ! Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma estrela.

Chore, lute !!! Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de você. Ei, ouça... Escute o que as outras pessoas têm a dizer...

É importante !!!Suba... Faça dos obstáculos, degraus para aquilo que você acha supremo.Mas não esqueça daqueles que não conseguem subir a escada da vida. Ei, descubra !!! Descubra aquilo que há de bom dentro de você.

Procure acima de tudo ser gente... Eu também vou tentar. Ei, você... Não vá embora.Eu preciso dizer-lhe que...

Te adoro, simplesmente porque você existe !!!

(Autoria: Charles Chaplin)