sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PROFESSORA COM ORGULHO X EDUCAÇÃO DESVALORIZADA!


“Educar, podemos dizer, significa ajudar a acordar, ajudar a encontrar no próprio ser o ímpeto, a saudade, a vontade de movimentar-se e buscar e descobrir, de crescer, de progredir. E educar significa também aprender a lutar, aprender a intensificar a existência e cumpri-la com decisão e consciência. Educar, basicamente, é ajudar a assumir a vida; é levar o ser a procurar e a aspirar à verdade, a sentir e chamar a luz e a força encobertas nele mesmo; fazê-lo perceber a grande possibilidade que a vida é, o que com ela recebemos, e aprender, conscientemente, a querê-la, vivê-la, dá-la.”
(Rolf Gelewski)
EDUCAÇÃO UM GUIA PARA O CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE NOSSO SER!
Reflexão:
Sou professora por: vocação, amor, sonho de contribuir na transformação do mundo ..., porém diante de tantas adversidades atuais, estou preocupada e com o coração partido! Não quero desanimar..., as vezes é difícil..., parece que meu sonho será eterna utopia...
Porém, continuo acreditando que a Educação é o caminho para uma sociedade
mais justa, qualificada e cidadã. E você?
Cabe a sociedade e especialmente a governadora Yeda, refletirem e reavaliarem pensamentos e ações...
Pois, a consciência democrática e responsável deve reinar de fato!
Educação valorizada é educação de qualidade!
Senão..., nunca teremos uma sociedade culta, desenvolvida,
politizada, apta ao trabalho e feliz!
Portanto:
Sociedade, chega de "pão e circo", " marionetes votantes..."
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons!"
"A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos..."
(Martin Luther king)
Vamos acordar e fazer valer os verdadeiros e justos atos democráticos!

Com carinho, da profª e cidadã Luciara

sábado, 1 de novembro de 2008

TER CONSCIÊNCIA, É RESPEITAR E SER RESPEITADO...

Após pesquisa no laboratório de informática da escola, os alunos de 5ª série apresentaram trabalhos, realizaram debates, entrevistas e cartazes conscientizando a comunidade escolar. Oportunizei também, o convite ao professor Jamaica,o qual realizou palestra e dinâmica com alunos de 5ª séries,relatando o assunto com muita grandeza e diálogo crítico. Obrigada pela contribuição, professor Jamaica!
Racismo, traz um paradoxo:a humanidade tem uma única raça, a humana!
Dia da Consciência Negra, 20 de novembro: procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi o chefe do Quilombo dos Palmares e símbolo de luta e resistência à escravidão.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país), organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras.Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio de 1888, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade"e interesse econômico da Monarquia, ou seja, ser uma celebração a qual não oportunizava os negros. Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra,em 20 de novembro, é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória a figura histórica, não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação e igualdade de direitos dos negros.
Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população . Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.
Nos links você vai encontrar algumas informações, que contribuirão para uma compreensão mais aprimorada sobre o assunto.


Com carinho, profª Luciara.