segunda-feira, 25 de maio de 2009

FAMÍLIA UNIDA CONTRA O ABUSO! CIDADANIA CONSCIENTE.


" NÃO SEJA CONIVENTE, SEJA CONSCIENTE. NÃO À VIOLÊNCIA E SIM À VIDA!"


Campanha nacional de combate a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Conheça um pouquinho da história desta campanha e porque foi instituído o dia 18 de maio o momento de reflexão contra esse mal.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Lei Federal n.º 9970/00. Portanto, a necessidade de mobilizar e capacitar os diferentes segmentos da sociedade: governos, escolas e mídias; com o intuito de informar/conscientizar/esclarecer nossas crianças e jovens para atenuar e exterminar à violência física e sexual em todo o País, são fundamentais. Buscar nossos direitos, bem como praticar os deveres; são atos essenciais para obtermos uma verdadeira Cidadania. Assim sendo, como professora, mãe e cidadã, não posso calar diante de tais acontecimentos.
Portanto, vejo o papel da educação/educadores, com profunda relevância e comprometimento no combate ao abuso e violência sexual aos nossos jovens alunos. Orientar, informar, conscientizar, reforçar os verdadeiros valores morais/laços familiares e em última alternativa denunciar aos órgãos competentes; são ações eficazes e coerentes como profissionais de uma educação cidadã de qualidade.
Infelizmente, a violência e o abuso sexual contra as crianças e adolescentes, o uso de drogas e o baixo nível de informação, desestrutura familiar e a banalização da cultura, bem como dos valores morais; representam sérios problemas em nossa sociedade. Mas... colegas, pais, governos, vizinhos, médicos, amigos... NÃO SE CALEM DIANTE DISSO!
Não podemos desanimar, pois a educação é uma semente primordial para as próximas gerações colherem bons frutos!
Seguindo meu dever e consciência como professora cidadã, empenhada na busca de uma sociedade mais feliz e culta; aceitei participar juntamente com os alunos da turma 81 ( 8ª série ) da E.E.E.Fundamental Manuel Arruda Câmara, da campanha municipal no combate aos diferentes tipos de violência sexual e ao fortalecimento/ limitação dos vínculos familiares. Pois, índices revelam que o número de abusos ocorridos dentro do núcleo familiar, infelizmente é muito grande!
A partir dos trabalhos desenvolvidos em aula, a turma criou um cartaz o qual foi exposto na praça central de Carazinho, juntamente com os outros participantes para apreciação e votação pela comunidade. Prevalecendo a democracia, o cartaz mais votado venceu e com muito orgulho foi o nosso: o número 24 com o título: Família unida contra o abuso!
Parabéns jovens alunos, ganhamos camisetas; mas tenham certeza, que o maior prêmio é o conhecimento e a contribuição para uma sociedade mais feliz!




Com carinho da cidadã e professora de História, Luciara.

Um comentário:

Anônimo disse...

Às alunas criativas, que com seu cartaz, foram destaque, parabéns!
Estão conscientes do valor de suas vidas.
À Professora Luciara que orientou e em seu blog divulgou, um abraço.
Profª Sônia