terça-feira, 12 de maio de 2009

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. NAZISMO X VIOLÊNCIAS...( 1939-1945)


O período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial , foi marcado pela crise econômica, pelos impactos provocados pela Revolução Russa, pela ascensão dos regimes totalitários ( Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha ) e pelo fracasso do Tratado de Versalhes.
Em 1934, Hitler assume a presidência da Alemanha com o título de Führer ("guia"), anunciando a fundação do Terceiro Reich. Por meio de uma bem organizada propaganda, liderada por Joseph Goebbels,à sociedade alemã da época, especialmente jovens ( facilmente conquistados), aceitavam com louvor a forte doutrinação Nazista. A propaganda NAZISTA pregava: o totalitarismo, o anticomunismo, o nacionalismo extremado, o racismo ( destruir os judeus, homossexuais, negros, ciganos, testemunhas de Jeová..., para criar a raça ariana...) e o princípio do espaço vital. Que horror!

A partir da invasão da Polônia pelas tropas alemãs, provocou a reação da Inglaterra e da França. Estava deflagrada a Segunda Guerra em setembro de 1939. Infelizmente!
Dois blocos se confrontaram. De um lado, os Aliados: Inglaterra, França, União Soviética, Estados Unidos (1941, após o ataque japonês na base naval de Pearl Harbor, no Havaí), Brasil (1942, governo de Getúlio Vargas). Do outro lado, os países do Eixo: Alemanha, Itália, Japão.

O Holocausto dos judeus foi uma das maiores atrocidades da história da humanidade. As SS, comandadas pelo alemão Heinrich Himmler, eram cruéis e extremamente violentas. Tanto, que ao final dessa triste guerra, morreram mais de 6 milhões de judeus nos campos de concentração de Auschwitz ,Birkenau,
Sobibor, entre outros. Uma catástrofe!


Hitler e sua companheira Eva Braun, vendo a derrota da Alemanha, em 30 de abril de 1942, se suicidam. Era o fim do III Reich.
Porém, outros fatos cruéisl ocorreram em 6 e 9 de agosto de 1945, quando o presidente dos Estados Unidos na época, Truman, mandou lançar bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Nesses tristes episódios, morreram cerca de 100 mil japoneses. Diante de uma arma tão poderosa, o governo japonês capitulou. Terminando assim, mais um bárbaro conflito da História Mundial. No entanto, fica notório a afirmação do poderio norte-americano no mundo. E atualmente?
Em 1945 criam a ONU( Organização da Nações Unidas), com o objetivo de garantir a paz entre as nações. Entretanto, a tarefa da ONU não teve bons resultados, pois a segunda metade do século XX, foi maracada de guerras, destruições, terrorismos..., assustando a humanidade.
O que a ganância, o poder, o individualismo, os preconceitos e a falta de consciência fazem!

Filmes relacionados: A Lista de Schindler, Sobibor, O Pianista, A vida é bela, Sobreviventes do Holocausto, Olga, Pearl Harbor, As últimas horas de Hitler, O resgate do soldado Ryan, entre outros.
Livros: O diário de Anne Frank, O nazismo- História de um sobrevivente, A Segunda Guerra Mundial...

"Quem salva uma vida , salva o mundo todo."(Talmud)



Com carinho, profª e cidadã Luciara.

Nenhum comentário: