sábado, 2 de maio de 2009

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

**Atividades interativas: História do Brasil

**Atividades interativas: História Geral



Atualmente, na Universidade Durham na Inglaterra, pesquisadores receberam 3 milhões de dólares para criar a SynergyNet, um sistema de carteiras multitoque sensíveis a infravermelho para crianças. O objetivo é melhorar a colaboração entre os estudantes e com os seus professores, além de atingir crianças “difíceis de lidar”, especialmente garotos cada dia mais desinteressados. Faz bastante sentido: não apenas ela permite que as crianças compartilhem as suas tarefas e juntem suas carteiras para atividades em grupo, mas a troca de conhecimentos, o diálogo... Tudo isso visa a evolução na qualidade do ensino-aprendizagem.


***Computadores na sala de aula: uma realidade do interior de São Paulo.

“A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”( Marçal Flores)
“As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.” (Santos Vieira).
Estudantes da rede pública de Indaiatuba, no interior de São Paulo, substituíram os cadernos em papel pelo laptop educacional. Em 2008, a prefeitura adquiriu 1.070 Classmate PCs, Notebooks de baixo custo idealizados pela Intel para apoiar no aprendizado das crianças do ensino básico. Os laptops são parte de um projeto que atendeu crianças do 1º ao 4º ano do ensino infantil e fundamental. Os professores passaram por um curso de treinamento e, assim como os estudantes, eles também usam computadores na sala de aula. O projeto de Indaiatuba conta com apoio da Intel, Oracle e Fundação Bradesco.
Esperamos que essa realidade da cidade de Indaiatuba ou da Inglaterra, chegue até nós. Porém, espero que até lá..., nossos jovens estudantes tenham formado uma consciência mais relevante sobre o estudo e valores morais em sua vida!Enquanto isso..., vamos seguindo o caminho, em busca da Educação de Qualidade e Cidadã!

Com carinho, profª. Luciara.



Nenhum comentário: