Doutrina Espírita

Loading...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

HEBREUS: JUDEUS ou ISRAELENSES

Os Hebreus, povo que viveu na região do Oriente Médio, antepassados históricos e espirituais dos atuais judeus.
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a. C., Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã ( atual Palestina). Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1700 a. C, o povo hebreu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo hebreu ocorreu por volta de 1300 a. C. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos : Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias, religião Judaica, que iria unir o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo. Em 721 começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.
No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os hebreus espalham-se pelo mundo (diáspora), mantendo a cultura e a religião. Sofrem a barbárie do Holocausto, durante a 2ª Guerra Mundial e somente em 1948, o povo hebreu/judeu, retomam o território após a criação do estado de Israel.
Ao longo dos anos os países árabes, recusaram-se a manter relações diplomáticas com Israel não reconhecendo a existência do Estado judeu. Assim, atualmente vem ocorrendo diversos conflitos entre árabes e judeus ou conflitos palestinos e israelenses. Os quais seguem duas religiões monoteístas: Islamismo e Judaísmo.

Muro das Lamentações, local onde os judeus têm pregado durante os derradeiros dois milênios...

Boa pesquisa!

Com carinho, profª Luciara.

Nenhum comentário: