quarta-feira, 8 de julho de 2009

REFORMA PROTESTANTE


O movimento de reforma religiosa deve ser compreendido dentro de um quadro maior de transformações, que caracterizam a transição feudo capitalista. Durante a Baixa Idade Média, a Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas, que permitiram a uma nova sociedade, questionar o comportamento do clero e a doutrina da Igreja Católica.
Martinho Lutero: alemão, iniciou os estudos de direito em 1505 e os abandonou no mesmo ano, trocando-o pela vida religiosa, sem o apoio do pai. Tornou-se monge e depois padre. Apesar de dedicado à Igreja, sempre esteve atormentado por duas grandes dúvidas: o poder da salvação atribuído a lugares santos e posteriormente a venda de indulgências.
Assim, muitos dos princípios da Igreja pareceram irrelevantes à Lutero. Especialmente suspeitos eram: a noção de que Deus recompensa um cristão na proporção das orações, peregrinações ou contribuições; o culto dos santos e de suas relíquias e a venda de Indulgências.
Publicou as "95 teses", as quais criticavam ações da Igreja; tornando-as públicas, Lutero passa ser uma ameaça à Igreja de Roma; pois, abre caminho para novos pensamentos, atitudes e religiões.
Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento), com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido : - Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos padres jesuítas;- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.
O movimento protestante, foi iniciado pelo alemão Martinho Lutero no início do séc. XVI; o qual due origem as religiões Evangélicas. Atualmente, as Religiões Evangélicas são divididas em duas vertentes: as Protestantes históricas ou tradicionais e as igrejas Pentecostais.
Porém, independente de religião, o que deve prevalecer é o respeito, a dignidade, ou seja: os ensinamentos do nosso PAI CELESTIAL: DEUS!

Com carinho, profª Luciara.

Nenhum comentário: