quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MURO DE BERLIM

A "Guerra Fria"teve, base política e ideológica .
Era o confronto entre o Capitalismo e o Socialismo, materializados nos Estados Unidos e na União Soviética, respectivamente.
A Alemanha foi dividida em duas zonas de influências: uma zona de influência SOVIÉTICA/SOCIALISTA na Europa Central e Oriental, isolando esses países do contato com países ocidentais,os quais eram comandados pela influência CAPITALISTA/EUA.
A divisão da Alemanha, após o final da 2ªGuerra, levou o país a uma situação totalmente inusitada: famílias haviam sido separadas na disputa entre as ideologias. Alguns membros dessas famílias viviam na Alemanha Ocidental, dentro do modelo Capitalista. Outros mantinham-se na Alemanha Oriental, seguindo o Socialismo ( comandados pela ex- URSS).
Na competição que se estabeleceu entre os dois países, surgiram alianças militares (o Pacto de Varsóvia liderado pelos russos e a OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, capitaneado pelos Estados Unidos), tratados da ajuda econômica financiados pelas superpotências (o Plano Marshall dos norte-americanos e o Comecon, Mercado Comum dos países do leste, dirigido pelos soviéticos), a disputa técnica e científica entre os dois países (cujo maior destaque foi a Corrida Espacial) e mesmo, a competição travada no campo esportivo (quando cada medalha conquistada em Olimpíadas ou Campeonatos Mundiais podia valer prêmios, condecorações ou contratos milionários).
Quando se iniciou a construção do Muro de Berlim, em 1959, já se sabia que seria um símbolo poderoso da divisão do mundo nas esferas de influência capitalista e socialista. A construção era vista como uma necessidade do lado oriental, como uma barreira real e intransponível para evitar as deserções em direção ao lado ocidental. Mais que um símbolo, o muro deveria representar a solidez e a firmeza do mundo socialista.
O muro da vergonha( como ficou conhecido), com seus 162 km de extensão (altura média de 4 metros e espessura aproximada de 1,2 metros), armadilhas para tanques, pista operacional, obstáculos para tanques, cerca de arame (com 148 km de extensão) e uma cerca de malha de aço com 2 metros de altura. A construção incluía uma parte do muro enterrada, com quase 2 metros para evitar fugas através de buracos cavados por baixo da muralha externa.
Foi inaugurado em 1961 e derrubado em 09 de novembro de 1989. Sua queda foi tão significativa que, caíram também a URSS e a divisão das Alemanhas, as quais se unificariam.
Chegava ao fim a Guerra Fria...
Atualmente, quais as guerras ou barreiras, as quais estamos vivendo, vendo ou sentindo? Infelizmente, ainda a da ganância, violência, individualismo, competição desumana, educação desvalorizada, falta de fé e respeito, desarmonia familiar, corrupção, epidemias, poluição, vícios..., isto é, diferentes guerras, as quais estão destruindo as famílias e as sociedades.
Precisamos resgatar os reais valores e princípios, os quais estão norteados pela FÉ, AMOR, RESPEITO, DIGNIDADE, SOLIDARIEDADE, HARMONIA, DIÁLOGO...


Com carinho, profª Luciara.

Nenhum comentário: