domingo, 29 de março de 2009

PRECONCEITO X IGUALDADE


A CIDADANIA só existe quando todos as pessoas têm os mesmos direitos e deveres, independente de sexo, etnia, idade, religião ou condição social, os quais são próprios da existência humana.
Porém, infelizmente, nem sempre o cidadão é respeitado. Observamos em nosso cotidiano situações que geram desigualdades.
Art. 5º- CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL(1988):Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,(...)

Liberdade! Liberdade!

Abra as asas sobre nós

E que a voz da IGUALDADE,

Seja sempre a nossa voz (...)

* Estrofe do samba enredo, Unidos da Tijuca.

Já esgotou o tempo, vamos refletir e mudar. Pois, o verdadeiro cidadão é aquele que se faz ou se transforma dia-a-dia, nas pequenas e grandes ocasiões!

Com carinho, da sonhadora profª e cidadã Luciara.

sábado, 28 de março de 2009

REFLETINDO...


Esta mensagem é maravilhosa, assim como todas as do Chico Xavier.
Com carinho, da sonhadora profª e cidadã Luciara.

segunda-feira, 9 de março de 2009

RETORNANDO E DESEJANDO...

Muita PAZ, FELICIDADE, HARMONIA, IGUALDADE, SAÚDE,HONESTIDADE,EDUCAÇÃO VALORIZADA E CIDADÃ!
Que o NOSSO MESTRE JESUS CRISTO possa habitar, dia após dia, no coração das pessoas e estas promovam uma transformação...

MESTRE,obrigada!
Com carinho,Luciara.

sexta-feira, 6 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: PRATICANDO A CIDADANIA.

A palavra cidadania assumiu vários significados através da História. Na Grécia Antiga a palavra designava o direito dos homens livres/ricos decidirem os direitos e deveres da população desprovida economicamente. Atualmente, o papel de cidadão ou cidadã é amplo e fundamental, logo esse direito é de todos os homens e mulheres, independente de etnia, classe social, gênero ou religião: isto é democracia!
A partir dessas colocações, quero salientar direitos adquiridos pelas mulheres, como direito ao voto e a Lei Maria da Penha. Entretanto, relatar a história do dia Internacional das Mulheres: dia 8 de março; bem como o papel das mulheres na sociedade atual são relevantes!



No Dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Entretanto, apenas em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). O esforço é para tentar diminuir,quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, ainda sofremos, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Conquistamos no Brasil:no dia 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino. Depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e sermos eleitas para cargos no Executivo e Legislativo. Em 2006, conquistamos a Lei Maria da Penha, contra a violência doméstica e familiar, pois infelizmente, a violência de modo geral, ainda ocorre.
A partir desse contexto, utilizei a mídia escrita e falada para trabalhar com meus alunos o valor da cidadania, a busca de direitos e a importância de seguir deveres; sempre visando uma sociedade mais culta e feliz!
Assista a participação e depoimento das alunas da 8ª série (turma 81) da Escola Arruda Câmara: Letícia, Andressa, Gisele, Larissa e Ritieli.


Com carinho, da professora de História e cidadã Luciara