segunda-feira, 27 de abril de 2009

CONSTRUINDO A CIDADANIA CONSCIENTE

A Família na escola contribuindo na formação de seus filhos, através do resgate e valorização das profissões e educação.


Sou PROFESSORA de HISTÓRIA, MÃE e CIDADÃ brasileira. Considero os valores morais e a educação, as bases para uma família/sociedade solidária, alegre e consciente. Portanto, fiquei muito feliz em participar e contribuir na construção do conhecimento e cidadania da turma de 4ª série do Colégio Notre Dame Aparecida; onde meu querido filho, LUIZ AFONSO estuda.Todavia, sendo essa ministrada com muito empenho e qualidade pela professora DENISE, responsável por esta bela iniciativa.
Foi uma manhã muito legal e interativa. MUITO OBRIGADA!
Profª/Mãe LUCIARA.

domingo, 26 de abril de 2009

PRATICANDO A CIDADANIA: cultura Kaingang...

É preciso conhecer e respeitar a História dos nossos antepassados,bem como valorizar a tradição oral dos mais velhos( prática resgatada pelos Kaingangs ),pois desta forma estaremos respeitando o idoso;contudo, poderemos refletir e questionar sobre os diferentes assuntos ou situações para entendê-los ou transformá-los.
Seguindo essa idéia..., convidei duas alunas da 8ª série de nossa Escola, Patrícia e Raquel: descendentes dos Kaingangs, para contribuírem com o resgate histórico de seu povo. Mostrando interesse e boa vontade,a adolescente Angélica de apenas 12 anos, com toda sua graça e educação,veio representar a ala dos jovens indígenas da reserva de Nonoai e contou aos alunos da 6ª série da Escola E.E.F. Manuel Arruda Câmara diversas curiosidades.
Complementando e aprimorando nosso aprendizado, o grupo cultural Kanhágang Kanhró (Índios Sábios ou Sabedoria Kaingáng) da reserva de Serrinha (Ronda Alta), representando a ala adulta/idosa, também nos visitou. Demonstraram com muita pureza e boa vontade seus costumes, tradições e crenças.
Acesse os links e saberá mais... Confira!



Com carinho, profª e cidadã Luciara.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC


Seguindo o ritmo da evolução e transformação tecnológica em nossa sociedade, como cidadã e professora, considero fundamental o aperfeiçoamento, a reflexão
do universo educacional, a informação e a aprendizagem contínua. Assim, partilharemos saberes e estaremos aptos para auxiliar na formação dos cidadãos , para que sejam aprendizes mais flexíveis, autônomos e qualificados.
Contudo, a partir da tomada de consciência sobre a evolução tecnológica em nosso cotidiano, me senti excluída deste processo. Então resolvi me reciclar, interagindo com o mundo das TIC ( Tecnologias de Informação e Comunicação)
a partir de cursos realizados no NTE ( Núcleo de Tecnologia Educacional) de Carazinho.
Hoje, me sinto incluída no mundo das TIC, porém carregada de dúvidas e com a consciência de que a aprendizagem não pára...
"Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma experiência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende
mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender."( Juan I. Pozo)
Com carinho, a cidadã e profª Luciara.