segunda-feira, 25 de maio de 2009

FAMÍLIA UNIDA CONTRA O ABUSO! CIDADANIA CONSCIENTE.


" NÃO SEJA CONIVENTE, SEJA CONSCIENTE. NÃO À VIOLÊNCIA E SIM À VIDA!"


Campanha nacional de combate a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Conheça um pouquinho da história desta campanha e porque foi instituído o dia 18 de maio o momento de reflexão contra esse mal.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Lei Federal n.º 9970/00. Portanto, a necessidade de mobilizar e capacitar os diferentes segmentos da sociedade: governos, escolas e mídias; com o intuito de informar/conscientizar/esclarecer nossas crianças e jovens para atenuar e exterminar à violência física e sexual em todo o País, são fundamentais. Buscar nossos direitos, bem como praticar os deveres; são atos essenciais para obtermos uma verdadeira Cidadania. Assim sendo, como professora, mãe e cidadã, não posso calar diante de tais acontecimentos.
Portanto, vejo o papel da educação/educadores, com profunda relevância e comprometimento no combate ao abuso e violência sexual aos nossos jovens alunos. Orientar, informar, conscientizar, reforçar os verdadeiros valores morais/laços familiares e em última alternativa denunciar aos órgãos competentes; são ações eficazes e coerentes como profissionais de uma educação cidadã de qualidade.
Infelizmente, a violência e o abuso sexual contra as crianças e adolescentes, o uso de drogas e o baixo nível de informação, desestrutura familiar e a banalização da cultura, bem como dos valores morais; representam sérios problemas em nossa sociedade. Mas... colegas, pais, governos, vizinhos, médicos, amigos... NÃO SE CALEM DIANTE DISSO!
Não podemos desanimar, pois a educação é uma semente primordial para as próximas gerações colherem bons frutos!
Seguindo meu dever e consciência como professora cidadã, empenhada na busca de uma sociedade mais feliz e culta; aceitei participar juntamente com os alunos da turma 81 ( 8ª série ) da E.E.E.Fundamental Manuel Arruda Câmara, da campanha municipal no combate aos diferentes tipos de violência sexual e ao fortalecimento/ limitação dos vínculos familiares. Pois, índices revelam que o número de abusos ocorridos dentro do núcleo familiar, infelizmente é muito grande!
A partir dos trabalhos desenvolvidos em aula, a turma criou um cartaz o qual foi exposto na praça central de Carazinho, juntamente com os outros participantes para apreciação e votação pela comunidade. Prevalecendo a democracia, o cartaz mais votado venceu e com muito orgulho foi o nosso: o número 24 com o título: Família unida contra o abuso!
Parabéns jovens alunos, ganhamos camisetas; mas tenham certeza, que o maior prêmio é o conhecimento e a contribuição para uma sociedade mais feliz!




Com carinho da cidadã e professora de História, Luciara.

terça-feira, 12 de maio de 2009

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. NAZISMO X VIOLÊNCIAS...( 1939-1945)


O período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial , foi marcado pela crise econômica, pelos impactos provocados pela Revolução Russa, pela ascensão dos regimes totalitários ( Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha ) e pelo fracasso do Tratado de Versalhes.
Em 1934, Hitler assume a presidência da Alemanha com o título de Führer ("guia"), anunciando a fundação do Terceiro Reich. Por meio de uma bem organizada propaganda, liderada por Joseph Goebbels,à sociedade alemã da época, especialmente jovens ( facilmente conquistados), aceitavam com louvor a forte doutrinação Nazista. A propaganda NAZISTA pregava: o totalitarismo, o anticomunismo, o nacionalismo extremado, o racismo ( destruir os judeus, homossexuais, negros, ciganos, testemunhas de Jeová..., para criar a raça ariana...) e o princípio do espaço vital. Que horror!

A partir da invasão da Polônia pelas tropas alemãs, provocou a reação da Inglaterra e da França. Estava deflagrada a Segunda Guerra em setembro de 1939. Infelizmente!
Dois blocos se confrontaram. De um lado, os Aliados: Inglaterra, França, União Soviética, Estados Unidos (1941, após o ataque japonês na base naval de Pearl Harbor, no Havaí), Brasil (1942, governo de Getúlio Vargas). Do outro lado, os países do Eixo: Alemanha, Itália, Japão.

O Holocausto dos judeus foi uma das maiores atrocidades da história da humanidade. As SS, comandadas pelo alemão Heinrich Himmler, eram cruéis e extremamente violentas. Tanto, que ao final dessa triste guerra, morreram mais de 6 milhões de judeus nos campos de concentração de Auschwitz ,Birkenau,
Sobibor, entre outros. Uma catástrofe!


Hitler e sua companheira Eva Braun, vendo a derrota da Alemanha, em 30 de abril de 1942, se suicidam. Era o fim do III Reich.
Porém, outros fatos cruéisl ocorreram em 6 e 9 de agosto de 1945, quando o presidente dos Estados Unidos na época, Truman, mandou lançar bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Nesses tristes episódios, morreram cerca de 100 mil japoneses. Diante de uma arma tão poderosa, o governo japonês capitulou. Terminando assim, mais um bárbaro conflito da História Mundial. No entanto, fica notório a afirmação do poderio norte-americano no mundo. E atualmente?
Em 1945 criam a ONU( Organização da Nações Unidas), com o objetivo de garantir a paz entre as nações. Entretanto, a tarefa da ONU não teve bons resultados, pois a segunda metade do século XX, foi maracada de guerras, destruições, terrorismos..., assustando a humanidade.
O que a ganância, o poder, o individualismo, os preconceitos e a falta de consciência fazem!

Filmes relacionados: A Lista de Schindler, Sobibor, O Pianista, A vida é bela, Sobreviventes do Holocausto, Olga, Pearl Harbor, As últimas horas de Hitler, O resgate do soldado Ryan, entre outros.
Livros: O diário de Anne Frank, O nazismo- História de um sobrevivente, A Segunda Guerra Mundial...

"Quem salva uma vida , salva o mundo todo."(Talmud)



Com carinho, profª e cidadã Luciara.

RESGATE HISTÓRICO FAMILIAR.

A cidadania se constrói todos os dias; portanto, a participação e a construção de valores morais, são requisitos fundamentais para formação de cada indivíduo.
Logo, sabemos que a família é a base da formação de seus filhos. Contudo, conhecer e valorizar nossas raízes, enobrece o espírito e nos torna cidadãos mais conscientes e respeitadores.
Os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, da Escola Arruda Câmara, realizaram um belo trabalho nas aulas de História: a construção de sua Árvore Genealógica, a partir da prévia pesquisa com seus familiares. Parabéns!
Com carinho, profª Luciara

Conheça ROMA ANTIGA em formato 3D

Aliar a tecnologia atual ao conhecimento e a História antiga, é muito interessante e construtivo; pois auxilia na qualidade da educação.

sábado, 2 de maio de 2009

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

**Atividades interativas: História do Brasil

**Atividades interativas: História Geral



Atualmente, na Universidade Durham na Inglaterra, pesquisadores receberam 3 milhões de dólares para criar a SynergyNet, um sistema de carteiras multitoque sensíveis a infravermelho para crianças. O objetivo é melhorar a colaboração entre os estudantes e com os seus professores, além de atingir crianças “difíceis de lidar”, especialmente garotos cada dia mais desinteressados. Faz bastante sentido: não apenas ela permite que as crianças compartilhem as suas tarefas e juntem suas carteiras para atividades em grupo, mas a troca de conhecimentos, o diálogo... Tudo isso visa a evolução na qualidade do ensino-aprendizagem.


***Computadores na sala de aula: uma realidade do interior de São Paulo.

“A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”( Marçal Flores)
“As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.” (Santos Vieira).
Estudantes da rede pública de Indaiatuba, no interior de São Paulo, substituíram os cadernos em papel pelo laptop educacional. Em 2008, a prefeitura adquiriu 1.070 Classmate PCs, Notebooks de baixo custo idealizados pela Intel para apoiar no aprendizado das crianças do ensino básico. Os laptops são parte de um projeto que atendeu crianças do 1º ao 4º ano do ensino infantil e fundamental. Os professores passaram por um curso de treinamento e, assim como os estudantes, eles também usam computadores na sala de aula. O projeto de Indaiatuba conta com apoio da Intel, Oracle e Fundação Bradesco.
Esperamos que essa realidade da cidade de Indaiatuba ou da Inglaterra, chegue até nós. Porém, espero que até lá..., nossos jovens estudantes tenham formado uma consciência mais relevante sobre o estudo e valores morais em sua vida!Enquanto isso..., vamos seguindo o caminho, em busca da Educação de Qualidade e Cidadã!

Com carinho, profª. Luciara.