terça-feira, 30 de junho de 2009

"EGITO: DÁDIVA DO NILO"


As pirâmides de Gizé estão localizadas, na antiga necrópole da cidade de Mênfis, atualmente o Cairo, no Egito. Elas são as únicas das antigas maravilhas que sobreviveram ao tempo. Embora de natureza mística, para a construção dessas pirâmides, usou-se uma série de conhecimentos de trigonometria voltados as dimensões da terra redonda e projeções celestiais. Mas, a dúvida paira no ar: Como foram erguidas as enormes pedras para construir fabulosas pirâmides?
As pirâmides eram os túmulos dos faraós, os quais eram mumificados antes de enterrados, junto com seus pertences.
O Egito : ”Dádiva do Nilo”, segundo a expressão de Heródoto, historiador grego . Egito Antigo era ( e continua sendo),um extenso oásis. O Nilo fornecia aos egípicios água para beber e irrigar as lavouras. Em suas margens cresciam muitas plantas, entre elas o papiro, a qual era utilizada para produzir o papel, onde os escribas escreviam os hieróglifos.
O Egito atual, nome oficial do país é República Árabe do Egito. Cerca de 70% do território é desértico e 30% restantes , é ocupado ou banhado pelo NILO; onde vivem mais de 90% da população. Demonstrando assim, a importância do RIO ( ÁGUA) para essa população africana.
A cidade do Cairo, capital do atual Egito, é um centro urbano moderno, a qual contrasta com os monumentos históricos, como as pirâmides e templos, da antiguidade. Sendo o turismo uma das mais importantes atividades econômicas do país atualmente. Também nos dias atuais, prevalece a origem árabe, os quais praticam a religião Islâmica ( monoteísta ); isto é, diferente dos princípios religiosos do antigo Egito ( politeísta, antropozoomórfica, crença na vida após a morte...)
Quer saber mais?
* Acesse os links e boa pesquisa.

Com carinho, profª Luciara.

sábado, 27 de junho de 2009

COMO DESCOBRIR UMA CRIANÇA DISLÉXICA?

Eis a seguir as observações de um Educador e Pesquisador, Professor Vicente Martins, sobre a Dislexia.
São importantes aspectos coletados com a prática didática e que vão ajudar você a aprender e entender mais sobre esse distúrbio tão comum atualmente. Nos últimos sete anos, venho desenvolvendo estudos sobre a contribuição da lingüística para o diagnóstico da dislexia. A dislexia é uma síndrome pouco conhecida e pouco diagnosticada por pais e educadores, especialmente os pedagogos e médicos, que se voltam ao desenvolvimento cognitivo das crianças na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio)
A dislexia é uma perturbação ou transtorno ao nível de leitura. A criança disléxica é um mau leitor: é capaz de ler, mas não é capaz de entender eficientemente o que lê.
O que nos chama atenção, à primeira vista, é que uma criança disléxica é inteligente, habilidosa em tarefas manuais, mas persiste um quadro de dificuldade de leitura da educação infantil à educação superior.
Minha estimativa, por baixo, é a de que, no Brasil, pelo menos, 15 milhões crianças e jovens sofram com distúrbios de letras. Creio que a dislexia é a maior causa do baixo rendimento escolar.
A linguagem é fundamental para o sucesso escolar. Ela está presente em todas as disciplinas e todos os professores são potencialmente professores de linguagem, porque utilizam a língua materna como instrumento de transmissão de informações.
Muitas vezes uma dificuldade no ensino da matemática está relacionada à compreensão do enunciado do que ao processo operatório da solução do problema.
Os disléxicos, em geral, sofrem com a discalculia (dificuldade de calcular) porque encontram dificuldade de compreender os enunciados das questões.
É necessário que diagnóstico da dislexia seja precoce, isto é, os pais e educadores se preocupem em encontrar indícios de dislexia em crianças aparentemente normais, já nos primeiros anos de educação infantil, envolvendo as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Quando não se diagnostica a dislexia, ainda na educação infantil, os distúrbios de letras podem levar crianças de 8 a 9, no ensino fundamental, a apresentar perturbações de ordem emocional, efetiva e lingüística.
Uma criança disléxica encontra dificuldade de lê e as frustrações acumuladas podem conduzir a comportamentos anti-sociais, à agressividade e a uma situação de marginalização progressiva.
Os pais, professores e educadores devem estar atentar a dois importantes indicadores para o diagnóstico precoce da dislexia: a história pessoal do aluno e as suas manifestações lingüísticas nas aulas de leitura eescrita.Quando os professores se depararem com crianças inteligentes, saudáveis, mas com dificuldade de ler e entender o que lê, devem investigar imediatamente se há existência de casos de dislexia na família. A história pessoal de um disléxico, geralmente, traz traços comuns como o atraso na aquisição da linguagem, atrasos na locomoção e problemas de dominância lateral.
Os dados históricos de dificuldades na família e na escola poderão ser de grande utilidade para profissionais como psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos que atuam no processo de reeducação lingüística das crianças disléxicas.
No plano da linguagem, os disléxicos fazem confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia como "a-o", "e-d", "h-n" e "e-d", por exemplo.
As crianças disléxicas apresentam uma caligrafia muito defeituosa, verificando-se irregularidade do desenho das letras, denotando, assim, perda de concentração e de fluidez de raciocínio.
As crianças disléxicas apresentam confusão com letras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço como " b-d". "d-p", "b-q", "d-b", "d-p", "d-q", "n-u" e "a-e". A dificuldade pode ser ainda para letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos: "d-t" e "c-q", por exemplo.
Na lista de dificuldades dos disléxicos, para o diagnóstico precoce dos distúrbios de letras, educadores, professores e pais devem ter atenção para as inversões de sílabas ou palavras como "sol-los", "som-mos" bem como a adição ou omissão de sons como "casa-casaco", repetição de sílabas, salto de linhas e soletração defeituosa de palavras.
Por fim, com os novos recursos da sociedade informática, pais e educadores devem redobrar os cuidados. O mau uso do computador, por exemplo, pode levar a criança a ter algum distúrbio de letras. Até agora, não há estudos científicos sobre o assunto, mas, pelo relato de pais e professores, dirigidos ao meu site (http://sites.uol.com.br/vicente.martins) , na Internet, revelam que posições pouco ergonômicas perante a um computador, pode comprometer o sistema perceptivo da criança, levando à dificuldade de leitura e escrita.
Acredito também que o transporte inadequado de mochilas pode também comprometer o sistema perceptivo da crianças, de modo a embaraçar sua visão na hora de ler ou escrever
Este artigo resulta dos trabalhos de investigação do professor Vicente Martins sobre as Dificuldades de Aprendizagem relacionadas à Linguagem.
Para referência webliográfica:
MARTINS, Vicente. (2001). " Como descobrir um disléxico". Disponível em Internet: http:// www.x.y.z Capturado em xx/yy/zz.
A informação aqui apresentada não substitui a consulta de um médico ou profissional especializado. Para obter informações mais precisas e indicadas para o seu caso específico, consulte o seu médico de família ou um especialista na área de Distúrbios de Linguagem.
Sobre o Autor: O Professor Vicente Martins é graduado e pós-graduado em Letras pela UECE com mestrado em educação pela UFC. É professor , na área de Letras e Educação, com dedicação exclusiva, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará.
Disléxicos famosos, acesse os lincks e saberá...



COM CARINHO, PROFª LUCIARA.

terça-feira, 23 de junho de 2009

ONU = PAZ


Você já deve ter visto, na TV e nos jornais, notícias sobre guerras no mundo. Hoje, infelizmente, existem várias guerras. Todas elas são desnecessárias e só deixam efeitos negativos.
“Em uma guerra não se matam milhares de pessoas. É o fim de uma acumulação de pequenas memórias”, disse uma vez um pensador chamado Cristian Boltansk. Prefira cultivar a paz a fazer guerra, ou causar conflitos que possam machucar alguém.
Uma das melhores maneiras de evitar guerras, e promover a paz, é ser solidário. Ser solidário não quer dizer só ter caridade, mas ajudar todas as pessoas a exercerem os seus direitos, a serem cidadãs. Se isso acontecer, haverá muito menos motivos para os países entrarem em conflitos.
Batalhas inúteis
O último grande conflito foi a Guerra do Iraque. Na madrugada do dia 20 de março de 2003, tropas dos Estados Unidos e da Inglaterra, com apoio de 34 países, começaram um ataque armado contra o Iraque. Foram três semanas de mortes.Os Estados Unidos disseram que o Iraque escondia armas “de destruição em massa” (capazes de matar muita gente de uma só vez). Mas, depois da invasão do Iraque, ninguém achou nada disso. Foi mais uma prova de que a guerra nunca é o melhor caminho para resolver problemas.
A Organização das Nações Unidas
A ONU, criada logo depois da Segunda Guerra Mundial (que durou de 1939 a 1945), foi feita para manter e promover a paz, o progresso social e melhores condições de vida para o mundo.Por isso, a ONU defende e incentiva a “política de boa vizinhança”. Ou seja, ela ajuda a manter as relações amigáveis entre as nações, para evitar guerras e conflitos.Ao todo, 191 países fazem parte de ONU. (Inclusive o Brasil, que entrou em 1945). A sede da Organização fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O Brasil e suas revoluções
Dentro do Brasil nunca houve uma guerra, mas aconteceram alguns conflitos violentos. Na Inconfidência Mineira, em 1790, no interior de Minas Gerais, o povo lutava contra o domínio português.A Revolução Farroupilha ocorreu entre 1835 e 1845, no Rio Grande do Sul. Era um movimento provocado pela insatisfação de fazendeiros e produtores de charque (carne) contra as altas taxas na hora de vender a carne. A paz só foi assinada depois de 10 anos de conflito.Outro conflito aconteceu em 1964. Os militares derrubaram o presidente João Goulart e ficaram mais de vinte anos no poder. A Democracia começou a voltar em 1985, e o povo só conseguiu votar de novo para presidente em 1989.
As duas grandes guerras
A Primeira Guerra Mundial aconteceu de 1914 a 1918, e envolveu principalmente os países da Europa. Foi uma guerra cruel, com os primeiros bombardeios em massa, matando milhares de pessoas que nem estavam envolvidas nas batalhas.Para acabar com guerras, são feitos Acordos de Paz. O fim da Primeira Guerra Mundial aconteceu com a assinatura de um desses acordos - o Tratado de Versalhes, entre os países da Europa. O tratado determinou o desarmamento completo do Estado alemão.Já a Segunda Guerra Mundial foi de 1939 a 1945. Os países chamados de “Aliados” (entre eles o Brasil) derrotaram a Alemanha, a Itália e o Japão, que faziam parte do “Eixo”.Depois do ataque dos Estados Unidos com bombas atômicas aos japoneses, a guerra tomou proporções nunca vistas antes. As cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram totalmente destruídas.E a guerra acabou quando o imperador do Japão assinou a capitulação do Japão. O que é isso? É um documento que o país assina quando resolve se render.
Sem desculpas
Nas duas Guerras Mundiais, havia países que tentaram dominar o mundo, ampliando os seus territórios. Aliás, esse é sempre um dos motivos: os governantes querem que os seus países sejam mais fortes do que os outros, com mais terras, poder e dinheiro.Nenhuma dessas desculpas deve ser aceita para fazer uma guerra. Assim como as pessoas têm direitos iguais, os países também não podem ser superiores aos outros. Para evitar as guerras, o primeiro passo é respeitar as diferenças, ser solidário com todos os povos.É melhor aceitar as diferenças, e conviver num ambiente pacífico, do que brigar. Não há nenhum problema que não possa ser resolvido com conversa, com respeito. Isso vale para a sua rua, sua escola, sua cidade, para todo o mundo... Quem escolhe o caminho da guerra só consegue causar muitas mortes e destruição.
Seja um soldado da paz!
Hoje, felizmente, já se começa a falar numa cultura da paz. Desenvolver essa cultura é aprender a respeitar diferenças, a valorizar a cidadania e estimular a convivência entre pessoas das mais variadas raças, credos e convicções.
Quando se toma o caminho oposto a essa cultura da paz, as guerras trazem muitos efeitos sobre cultura, a sociedade, a política e a economia. Os acordos de paz tentam reparar os danos, mas o melhor seria nem começar a guerra, e sim manter a paz. Nada de brigas! Diga sempre não à guerra e muitos “sim” para a PAZ. Ajudar a evitar guerras, é o nosso legado. Portanto,
comecemos desde agora a ser solidário, a respeitar as diferenças, a cultivar a cultura da paz. E o mundo do futuro - que é todo seu - com certeza vai ser bem mais pacífico.

Com carinho, Luciara

segunda-feira, 22 de junho de 2009

RELIGIÕES = RESPEITO


Falar das diferentes crenças que existem no mundo, é praticar a Cidadania consciente,
respeito e tolerância !
Você já deve ter reparado que na sua família ou entre seus amigos cada um pensa de uma maneira quando o assunto é fé. Talvez por isso digam que, religião não se discute... se respeita!
Entender o que as religiões defendem, é uma ótima forma de ter respeito pelas diferentes crenças que existem no mundo.
Sagrado é... , para uns um determinado momento, objeto, pessoa, ou...; como exemplo cito:
Luiz Afonso joga bola todas as tardes. Observando isso, dá para imaginar o quanto é importante ou sagrado para o Luiz Afonso o futebol. Mas onde está a religião nisso? Em lugar algum, porém é uma singela explicação para que possamos entender e respeitar o gosto ou opinião das pessoas.
A religião determina o que os seus seguidores devem fazer para que possam ficar cada vez mais próximos dos ensinamentos de Deus.
O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa, em função da miscigenação cultural; encontramos: a católica, evangélicas protestantes e pentecostais, a islâmica, a afro-brasileira, a judaíca, entre ouras.
Porém,cada religião segue seus princípios ou ensinamentos. Lembrando sempre: " amar o próximo como a ti mesmo..."
Entretanto, quem acha que não existe nada sagrado e não tem religião, é chamado de ateu.
Dentro de cada religião podem existir divisões. As religiões, como o cristianismo por exemplo, são os troncos e as divisões existentes nessas religiões são os galhos. Assim, o catolicismo, o protestantismo e o espiritismo (“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4), são galhos da árvore do cristianismo. Já sunitas e xiitas são galhos do Islamismo ( Muçulmanos). Deseja saber mais? Acesse os links e boa pesquisa.
Profª Luciara

sexta-feira, 5 de junho de 2009

FESTAS JUNINAS

O mês de junho é bastante festivo. Nele, comemoramos os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) com a tradicional “Festa Joanina” (termo original trazido pelos portugueses da Europa). O nome, segundo alguns historiadores, teve origem em países católicos do século IV. Quando chegou ao Brasil, foi modificado para “Festa Junina” e logo foi incorporado aos costumes do nosso povo.
A influência brasileira na tradicional festividade é percebida na alimentação, com a introdução de ingredientes como mandioca, milho, jenipapo e leite de coco; também em costumes como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor de crioula, entre outros. Outras influências vêm de diversos países: da França, marcações de passos e danças; da China, os fogos de artifício; da Espanha e de Portugal, as danças de fitas.
A pamonha e a pipoca fazem parte das delícias juninas, não é mesmo?! E essas gostosuras são feitas de um só produto: o MILHO!
Origem:
O costume de festas no no mês de junho começou na Europa. Os portugueses tinham a mania de fazer festas em comemoração à colheita do trigo, que acontecia por lá uma vez ao ano, durante o verão , que em Portugal (e na Europa toda) é em junho, julho e agosto, exatamente na época do nosso inverno.
O homem do campo é muito religioso e devoto a Deus. E a quadrilha é justamente uma dança de homenagem aos santos juninos, como se fosse um agradecimento pelas boas colheitas. Mas isso depois que a dança se popularizou, pois quando surgiu (no século XVIII em Paris) e depois se transferiu para o Brasil (na época do Império), a dança era realizada nas cortes.
Em todo o Brasil, as pessoas se divertem com as festas juninas. Mas no Nordeste o clima de São João é vivido de forma ainda mais intensa. Neste ano, por exemplo, três cidades nordestinas se transformaram em verdadeiros arraiais, enfeitando ruas e lojas com bandeirolas e balões gigantes: Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE). Cada uma delas reúne em média um público de 100 mil pessoas a cada noite de junho!
Santo Antônio - Um dos santos mais queridos no Brasil e em Portugal. Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Foi quando mudou da ordem de Santo Agostinho para a ordem de São Francisco, em 1220, que Fernando passou a ser chamado de Antônio. Esse santo normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços.
A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, em um grande baile de casamento. Em cada região do nosso país vemos diferentes marcações, riqueza de danças e ritmos de quadrilha, acompanhados geralmente pela zabumba, triângulo, sanfona e viola. Como o povo é muito criativo, vai misturando e inventando moda, o que faz as danças ficarem bem ricas e divertidas.
Simpatias, sortes e adivinhas para Santo Antônio:
O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
Confessei-me a Santo Antônio,
confessei que estava amando.
Ele deu-me por penitência
que fosse continuando.
Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar! A seguir, algumas simpatias feitas para Santo Antônio:
Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam um figurino do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo. E elas pedem:
Meu Santo Antônio
Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.
No dia 13, é comum ir à igreja para receber o "pãozinho de Santo Antônio", que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.
Em Lisboa, é tradicional a cerimónia de casamento múltiplo do dia de Santo António, em que chegam a casar-se 200-300 casais ao mesmo tempo.
Boas festas e viva SÃO JOÃO!


Abraços, profª Luciara