sexta-feira, 31 de julho de 2009

A COR PÚRPURA...

O filme:"A Cor Púrpura", de Steven Spielberg, nos mostra os tristes, porém reais problemas: a discriminação racial e social, a violência/abuso sexual e a exploração. Infelizmente fatos existentes ainda em nossa sociedade.
Veja as imagens, depois reflita..., transforme-se...
A PAZ é uma questão de atitude!


Lembrando, todos somos iguais diante de Deus e da lei dos homens, portanto não admite-se ainda pessoas com posturas e atitudes preconceituosas, violentas e maldosas...
Não é a cor da pele, a conta bancária, a religião praticada, o time de futebol que torcemos ou o gênero sexual o qual pertencemos; que vão dizer se somos pessoas legais e educadas! Pense nisto!
A resposta está dentro do nosso coração!
" Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele."Martin Luther King
Com carinho, profªLuciara.

sábado, 25 de julho de 2009

GANDHI: " A PAZ É O CAMINHO! "


Mohandas Karamchand Gandhi,mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma"), foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. O sistema de castas foi abolido oficialmente da Índia na Constituição de 1950. Porém, por razões culturais e religiosas ela ainda faz parte da vida dos indianos.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).
Dentro do ideal de paz e não-violência que ele defendia, uma de suas frases foi: "Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!"."A única revolução possível é dentro de nós.”
" O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King
"Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos." Martin Luther King
"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela.
Pense, reflita, transforme..., sonhe...
A PAZ É O CAMINHO!
ABRAÇOS, PROFª LUCIARA.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

HEBREUS: JUDEUS ou ISRAELENSES

Os Hebreus, povo que viveu na região do Oriente Médio, antepassados históricos e espirituais dos atuais judeus.
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a. C., Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã ( atual Palestina). Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1700 a. C, o povo hebreu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo hebreu ocorreu por volta de 1300 a. C. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos : Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias, religião Judaica, que iria unir o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo. Em 721 começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.
No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os hebreus espalham-se pelo mundo (diáspora), mantendo a cultura e a religião. Sofrem a barbárie do Holocausto, durante a 2ª Guerra Mundial e somente em 1948, o povo hebreu/judeu, retomam o território após a criação do estado de Israel.
Ao longo dos anos os países árabes, recusaram-se a manter relações diplomáticas com Israel não reconhecendo a existência do Estado judeu. Assim, atualmente vem ocorrendo diversos conflitos entre árabes e judeus ou conflitos palestinos e israelenses. Os quais seguem duas religiões monoteístas: Islamismo e Judaísmo.

Muro das Lamentações, local onde os judeus têm pregado durante os derradeiros dois milênios...

Boa pesquisa!

Com carinho, profª Luciara.

DEPUTADO POR UM DIA...

CÂMARA MIRIM 2009...
Você tem curiosidade para saber como um deputado trabalha? Já pensou em ser um deputado no futuro?
Para participar, basta enviar o seu projeto de lei. Se ele for selecionado, você vem defender a ideia em Brasília. Escolas e câmaras mirins de vereadores também podem se inscrever para fazer parte da votação.
E aí, já começou a pensar o que você faria pelo Brasil se estivesse por aqui? Não perca tempo, envie a sua proposta de projeto de lei e viva a possibilidade de ser deputado por um dia!
Navegue pelos sites selecionados e conheça esta possibilidade.
O site do Plenarinho proporciona aos cidadãos brasileiros, a conexão com nossos representantes na Câmara dos Deputados e a condição de sermos atuantes, informados e críticos, Pois, para reivindicarmos ou reclamarmos algo, precisamos estar a par dos fatos ou Leis; portanto, façamos a nossa parte...
EDUCACÃO VALORIZADA E DE QUALIDADE DEVE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR! POIS:
POVO INFORMADO E CULTO, É PAÍS DESENVOLVIDO!
COM CARINHO, PROFª E CIDADÃ LUCIARA.

PEARL HARBOR, HIROSHIMA E NAGASAGUI

Base naval norte americana no Havai:Pearl Harbor, bombardeada durante a Guerra Guerra Mundial pelos japoneses.




Bombardeios atômicos, destrõem as duas cidades japonesas no final da Segunda Guerra

(1939 a 1945)








Memorial da PAZ em Hiroshima.

Boa pesquisa. Com carinho, profª Luciara .

segunda-feira, 13 de julho de 2009

" PORTA"...



O segredo da VIDA está dentro de cada um de nós! Portanto, cabe a nós trilharmos o caminho que desejamos, mas nunca esqueça: o que se planta, colhe! Saibamos procurá-lo e conduzí-lo da melhor forma, isto é, de "cara limpa", sem vícios. Abra as "portas" certas em sua vida.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ARRUDA.


No dia 1º de julho, trabalhamos com o intuito de conscientizar nossos jovens alunos, sobre o valor da vida, livre arbítrio e os malefícios das DROGAS.

Primeiramente, refletimos e debatemos o assunto, abordando os problemas acarretados pelas drogas, enfatizando o malefício do CRACK na vida do usuário, na família e escola. Em um segundo momento, após o debate, os alunos leram e responderam alguns questionamentos voltados para os reais valores humanos, envolvendo a mensagem: A PORTA, de Içami Tiba.

Para finalizar esta atividade, os alunos foram convidados a assistir um dos vídeos da campanha de combate as drogas no laboratório de informática da Escola.


* Algumas colocações dos alunos da turma 82 ( 8ª série ), a qual trabalhei:

CRACK NEM PENSAR !


"A Vida nos oferece várias " portas," as boas que são as quais podemos usar para fazer coisas boas e as ruins, que são as quais podemos usar para fazer apenas coisas más; como exemplo: passar a porta que leva ao caminho das drogas. Por este caminho, você entra e depois a porta automaticamente se tranca e você não tem mais volta." ( Dener Cássio de Quadros )


" ... existem muitas "portas", mas está em meu coração escolher o que é melhor para mim, se essas portas trarão coisas boas para mim e minha filha... e vale a pena abrir duas portas , a da amizade e do amor." ( Patrícia L. da Silva )


Esse trabalho, " abriu valores em minha vida, mostrou que eu tenho que fazer as minhas escolhas, não ir atrás do outros dizem, seguir o caminho bom da vida sem maldade, sem drogas porque vai estragar a minha vida e sei que não devo usar e se usar é a porta da minha morte."( Felipe de Oliveira )

" Ao meu alcance estão os estudos em 1º lugar e estar fora das drogas." ( Sabrina )


" Não vale a pena abrir e conhecer as "portas" que levam as drogas, a violência..." ( Laís de Almeida )

Cabe a você refletir, mas nunca esqueça: se droga fosse bom, jamais teria este nome.
Seja esperto, desfrute a vida com saúde e responsabilidade. Abra a porta da felicidade!

Assista um dos vídeos da campanha promovida pela RBS.

Vamos encarar a triste realidade que está ocorrendo em nossa sociedade...

PAZ: UMA QUESTÃO DE ATITUDE !




Com carinho, profª e cidadã Luciara.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

REFORMA PROTESTANTE


O movimento de reforma religiosa deve ser compreendido dentro de um quadro maior de transformações, que caracterizam a transição feudo capitalista. Durante a Baixa Idade Média, a Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas, que permitiram a uma nova sociedade, questionar o comportamento do clero e a doutrina da Igreja Católica.
Martinho Lutero: alemão, iniciou os estudos de direito em 1505 e os abandonou no mesmo ano, trocando-o pela vida religiosa, sem o apoio do pai. Tornou-se monge e depois padre. Apesar de dedicado à Igreja, sempre esteve atormentado por duas grandes dúvidas: o poder da salvação atribuído a lugares santos e posteriormente a venda de indulgências.
Assim, muitos dos princípios da Igreja pareceram irrelevantes à Lutero. Especialmente suspeitos eram: a noção de que Deus recompensa um cristão na proporção das orações, peregrinações ou contribuições; o culto dos santos e de suas relíquias e a venda de Indulgências.
Publicou as "95 teses", as quais criticavam ações da Igreja; tornando-as públicas, Lutero passa ser uma ameaça à Igreja de Roma; pois, abre caminho para novos pensamentos, atitudes e religiões.
Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento), com o objetivo de traçar um plano de reação. No Concílio de Trento ficou definido : - Catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos padres jesuítas;- Retomada do Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias- Criação do Index Librorium Proibitorium (Índice de Livros Proibidos): evitar a propagação de idéias contrárias à Igreja Católica.
O movimento protestante, foi iniciado pelo alemão Martinho Lutero no início do séc. XVI; o qual due origem as religiões Evangélicas. Atualmente, as Religiões Evangélicas são divididas em duas vertentes: as Protestantes históricas ou tradicionais e as igrejas Pentecostais.
Porém, independente de religião, o que deve prevalecer é o respeito, a dignidade, ou seja: os ensinamentos do nosso PAI CELESTIAL: DEUS!

Com carinho, profª Luciara.