sábado, 14 de novembro de 2009

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO...

Refletir sobre fatos históricos ocorridos e atuais, verificar o papel das tecnologias, compeender a construção do conhecimento na sociedade da informação, sendo mais participativo desse processo e incluí-lo em nossas ações educativas, contribuindo para a inclusão social de nossos jovens.
Assim, o uso das diferentes tecnologias disponíveis na atualidade, devem ser socializadas no ambiente escolar, para que possamos ter uma Educação Cidadã de fato e uma sociedade mais feliz!
Integrar o aluno no mundo da Internet, é incluí-lo na Cibercultura ( modos de vida e de comportamento assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana focadas pelas tecnologias, interagindo na informação e comunicação via internet; caso contrário, a educação estará na via oposta do progresso e da interatividade.
O fenômeno da tecnologia e comunicação, trouxe mudanças e desafios que precisamos aprender e compreender. Estas evoluções estão conectadas com a própria vida, através das interações que a rede proporciona, serviços, lazer, informações, tudo chega a nós em tempo real. No entanto, a geração da educação tradicional, depara-se com desafios: novas tecnologias, competências e habilidades necessárias para integrar nesse mundo!

" Educar é ajudar a construir caminhos para que nos tornemos mais livres, para fazer as escolhas em cada momento... A tecnologia é um meio, um apoio, não pode converter-se numa finalidade em si..." ( José Manoel Moran)










Apresentações dos trabalhos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, com temas relacionados à emancipação cidadã, como: conscientização e combate ao uso de drogas; Segunda Guerra Mundial, "Guerra Fria" (queda do Muro de Berlim), potências mundiais (globalização,disputas e conquistas), populismo, União Européia, Independência da Índia ( Gandhi ), da ditadura à democracia no Brasil, atualidades...
Além, da contribuição moral, ética e educacional; os alunos aprenderam diferentes interfaces e ferramentas da Internet. Logo, as criações, montagens e apresentações foram nos programas de slides PowerPoint e/ou Impress, Sites Hagáquê e Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica.
Utilizamos também as tecnologias atuais: como o Pendrive, Notbook, DataShow e a máquina digital; bem como, a maior das tecnologias da humanidade: a criatividade...

" A única educação que faz sentido é a que nos faz mudar o mundo." (Paulo Blikstein)
COM CARINHO, PROFª E CIDADÃ LUCIARA.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA: 20 DE NOVEMBRO!


Para Zumbi, o mais importante não era viver livre, mas libertar todos os negros, ainda escravos!
Preservar a memória é uma das formas de construir a História. Assim, comemora-se no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra". Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.
A escolha do dia 20 de novembro, em oposição ao 13 de maio de 1888, representa a "luta" e a denúncia dos movimentos sociais ao país; mostrando, infelizmente, que continua marcado pelas diferenças e discriminações raciais.
Tornar o problema do racismo visível no contexto atual, é tirar a "máscara" e mostrar que esse triste-cruel preconceito, ainda existe na sociedade brasileira. A partir dessa constatação, é fundamental que continuemos (professores, pais, entidades, comunidades em geral...) seguindo na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e consciente de seus direitos-deveres.
Abordar a participação do povo negro na construção do país, na construção da riqueza nacional,nas batalhas, quilombos e nas lutas mais contemporâneas do Brasil, é primordial para desmistificar e esclarecer as verdadeiras participações - contribuições da população e cultura AFRO na cultura BRASILEIRA.
Atualmente, racismo é crime previsto na Constituição Federal, porém devemos questionar o racismo além desse âmbito, evidenciando os valores morais, tais como: a humanidade, igualdade, respeito... Portanto, não é pela raça(etnia) que vai dizer se somos bons ou não, se temos qualidades ou graves desvios de conduta, mas pelas nossas ações ou atitudes. Então, cabe a cada um de nós refletirmos, corrigirmos atitudes e seguirmos a consciência da igualdade, isto é: a democracia racial. NÃO AO RACISMO! NÃO AOS PRECONCEITOS !
Os anos foram passando..., no entanto o sonho de Zumbi permanece! Sua história é contada com orgulho pelos negros, os quais buscam a igualdade e a valorização; assim como todos nós.
Contudo, acima de qualquer caracterização ou divisão racial, somos SERES TODOS HUMANOS!
"É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais". (Flávio Gomes)
COM CARINHO, PROFª LUCIARA.

BANDEIRA NACIONAL: 19 DE NOVEMBRO


A bandeira é um símbolo nacional. A partir da Proclamação da República( 15 de novembro de 1889), era necessário a modificação dos símbolos nacionais; assim representando a forma de governo República e não mais a Monarquia. O Brasil já teve várias bandeiras, desde o Brasil colonial, até a República.
Dessa forma, criada (modernizada) em 19 de novembro de 1889, com as cores: verde, amarelo, azul e branco. As estrelas possuem cinco dimensões ou grandezas definidas por lei e representam os Estados brasileiros, os quais são em número de 26Estados, mais o Distrito Federal ( Brasília ). Também, ao centro da bandeira encontramos uma faixa branca com o lema:"Ordem e Progresso", sempre escrito em verde.
É importante destacar, que a estrela Spica, situada acima do lema, representa o Estado do Pará; pois em 1889 era o Estado com maior território acima linha do Equador. O distrito Federal, ao contrário do que muitos pensam, é representado pela estrela Sigma do octante, também, denominada de Polaris Australis. Ela tem uma posição privilegiada no hemisfério sul, porque é em torno dela que todas as estrelas visíveis giram e sempre está acima da linha do horizonte.

Seu significado é tão forte, que todos os países possuem sua própria bandeira, aquela que representa a nação e que, por isso, deve ser respeitada. Portanto, hasteia-se a bandeira diariamente nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Pelo menos uma vez na semana , em carácter solene, nas escolas públicas ou particulares.
A Bandeira Nacional deve sempre ocupar posição de destaque diante de outras bandeiras e à direita de tribunas, púlpitos ou mesas de reuniões. Como símbolo do país, a bandeira nos representa em vários eventos, como por exemplo: Jogos Olímpicos, manifestações, Copa do Mundo,... Porém, vale lembrar: sempre com o devido respeito e de preferência, cantando o Hino Nacional ou o Hino à Bandeira Nacional.
Se queremos fazer valer nossos direitos, o que é muito bom e importante..., também é essencial que, no mínimo, saibamos cumprir com nossos deveres de cidadã ou cidadão brasileiro.
Com carinho, profª Luciara.

WEBQUEST: DIÁRIO DE ANNE FRANK


"(...)WebQuest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet.No site do Projeto WebQuest – Escola do Futuro - USP, ela é definida como:
[...] modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo [...]
Defino como, uma metodologia que cria condições para que a aprendizagem ocorra, utilizando os recursos de interação e pesquisa disponíveis ou não na Internet de forma colaborativa. É uma oportunidade de realizarmos algo diferente para obtermos resultados diferentes em relação à aprendizagem de nossos alunos. Além de que, as WebQuests oportunizam a produção de materiais de apoio ao ensino de todas as disciplinas de acordo com as necessidades do professor e seus alunos... Espero que sinta-se
aprendiz e descobridor através das aprendizagens e percepções de uma educadora que busca no aprender o compartilhar(...)"
WEBQUEST: Metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço 5 ( Profª. Gílian Cristina Barros-nov.2005 )



Estou muito feliz, pois conquistei mais um conhecimento, trabalhar com WebQuest.
Pois bem, todos estão convidados a acessarem a minha conquista e conhecerem um pouquinho sobre a jovem judia, ANNE FRANK e os horrores do Holocausto, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=12891&id_pagina=1

Com carinho, profª Luciara

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: 15 DE NOVEMBRO




"A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será." (Eduardo Galeano)
Em 15 de novembro de 1889 resultou de uma ação do exército, apoiada por um pequeno grupo de republicanos,onde o marechal Deodoro da Fonseca assume o governo e torna-se o 1º presidente do Brasil. Assim, instalou-se no Brasil a forma de governo: República, a qual substituiu o obsoleto governo Imperial de D.PedroII. Porém, o ano de 1889 não significou uma ruptura do processo histórico, pois as condições de vida dos trabalhadores permaneceram as mesmas;continuou predominando no país a agroexportação embasada nos latifúndios monocultores, comandados pela elite brasileira.
A 1ª Constituição Republicana e a 2ª do Brasil, foi promulgada em 1891, a qual estabelecia entre outros aspectos: os três poderes, o direito ao voto somente para homens alfabetizados e maiores de 21 anos; portanto, excludente e discriminadora. As mulheres no Brasil, felizmente votaram pela 1ª vez em 1933.
Depois de uma longa e difícil trajetória..., o Brasil consolidou a República, mas com muitos problemas.
Atualmente, a República Federativa do Brasil é composta por 26 Estados e um Distrito Federal, onde se encontra localizada a capital do país, Brasília inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente, Juscelino Kubitschek de Oliveira.
**Presidentes do Brasil:
Tivemos até hoje, 35 presidentes que tomaram posse no governo brasileiro. Não faz parte da contagem, as duas juntas militares e os três presidentes que não puderam assumir seu cargos
A construção da cidadania e a afirmação dos direitos do cidadão têm percorrido caminhos difíceis e tortuosos. A desmobilização social, política e educacional dos brasileiros, é fruto do resultado histórico do conservadorismo, patriarcalismo e autoritarismo do Estado, que apesar de seus avanços, os resquícios tornam-se desafios e entraves para a garantia da igualdade de direitos e deveres a todos os cidadãos, assim como prevê a atual "Constituição Cidadã"(1988).
Sendo assim, é fundamental estarmos a par do processo histórico brasileiro, para que possamos mudar este rumo para termos um Brasil mais justo e democrático de fato!
Para esclarecer melhor alguns fatos, a postagem está com vários links. Portanto, leiam e acessem os sites.
***Bom trabalho!
Com carinho, profª Luciara.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

HOMENAGEM DA TURMA 51...

Queridos alunos da turma 51, agradeço pela bela surpresa e homenagem ao dia do professor e meu aniversário.

Com carinho, profª Luciara.