quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

A Revolução Francesa é um marco importante na História, pois foi a partir deste movimento que foram criadas as condições políticas para o surgimento da democracia representativa. Assim é que surgiram o poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Os gregos deram o nome de “democracia” ou “governo do povo” para a liberdade do voto. Em Atenas, todos os homens livres votavam pessoalmente, sendo assim, uma democracia direta.
Nos dias de hoje, a democracia é indireta ou representativa. Neste tipo de democracia, as pessoas escolhem quem irá representá-las para fazer as leis e cuidar dos locais que todo mundo usa na comunidade. Lembre-se: todo mundo pode e deve participar!
As eleições representam um dos momentos de exercício da cidadania em que todos os brasileiros escolhem pelo voto seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Isto é democracia!
O Presidente da República é o chefe do Poder Executivo. Ele governa o país com a ajuda dos Ministros e Secretários. Sua tarefa é executar as funções de Chefe do Governo e do Estado, estabelecidas na Constituição. Ele trabalha no Palácio do Planalto, em Brasília, e tem mandato de 4 anos.
Os Governadores são os chefes do Poder Executivo nos estados e têm como objetivo administrá-los com base nas leis aprovadas pela Assembléia Legislativa. Ele ou ela, trabalha na capital de seu estado e seu mandato é de 4 anos. Já os prefeitos, representam o Executivo municipal.
Os Senadores representam o Legislativo dos Estados e trabalham no Senado,em Brasília.
O tempo de mandato deles é de oito anos, e cada estado tem o direito de eleger três senadores.
Os Deputados Federais trabalham na Câmara dos Deputados, em Brasília. Seu mandato é de quatro anos e cada estado pode eleger entre oito e setenta deputados, dependendo do número de habitantes.
Os Deputados Estaduais trabalham na Assembléia Legislativa em seus estados, elaborando e aprovando leis estaduais e têm mandato de 4 anos. Logo, os vereadores desempenham suas funções nas Câmaras de Vereadores em seus municípios e são membros do Poder Legislativo.
Todos estes representantes eleitos participam da elaboração das leis para que todos os brasileiros tenham os seus direitos e deveres garantidos.
É preciso não esquecer que as eleições são de extrema importância para que a população opine sobre o destino da Nação. Devemos votar com consciência e responsabilidade, pois o voto influenciará o nosso dia-a-dia.
Procure conhecer os candidatos e os partidos políticos. Procure saber se o que eles pretendem fazer é o melhor para você e sua comunidade e também se as propostas deles são possíveis de serem realizadas.
Nossa responsabilidade não pára por aí. Após as eleições devemos acompanhar se os representantes eleitos estão cumprindo seu papel.
No ano 2000, todo o país passou a utilizar a urna eletrônica nas votações, invenção tecnológica que evita a demora e diminui as fraudes.
E mais... Nossas urnas eletrônicas têm teclas com símbolos em braile, o que permite que os deficientes visuais também votem. Assim, todos os brasileiros têm acesso ao voto: prevalecendo a liberdade de opinião, respeito à vontade da maioria, igualdade de oportunidades, convivência com as diferenças e a existência de direitos e deveres.
Vote consciente!
Profª Luciara.

Nenhum comentário: