sexta-feira, 30 de abril de 2010

" DESCOBRIMENTO" DO BRASIL: 22 DE ABRIL


Há mais de 500 anos os portugueses atravessaram o Oceano Atlântico ( conhecido pelos europeus como mar tenebroso) em busca de
riquezas e espalhar a religião católica. Porém, vale lembrar: esse território era povoado pelos nativos, os quais foram chamados de índios, sendo que a palavra descobrimento tem sentido, do ponto de vista do europeu.
A esquadra era comandada por Pedro Álvares Cabral composta por 13 embarcações e chegou no litoral da Bahia, em Porto Seguro. Isso intencionalmente, pois o objetivo era reconhecer as terras conquistadas pelo Tratado de Tordesilhas ( realizado entre Portugal e a Espanha em 1494 ) para depois, seguir às Índias (terra das especiarias) .
Lá chegando realizou-se a 1ª missa, pelo frei Henrique de Coimbra. Manifestação católica, visto que os países ibéricos eram fervorozamente católicos. A população nativa, ficou observando impressionada! Só imaginem... As fotos anexadas são atuais e marcam o lugar da missa, isto é uma fonte histórica.
Entretanto, o que eu gostaria de ressaltar não é muito legal, mas é real. Passaram-se séculos
e o nosso Brasil continua com sérios problemas, muitos deles se arrastam desde o Brasil colonial,como por exemplo: os latifúndios improdutivos, elite privilegiada e corrupta, sociedade discriminadora e uma EDUCAÇÃO desvalorizada.
Devemos refletir... o que queremos, que país almejamos viver e deixar às futuras gerações?
Com toda certeza, desejamos um país melhor e para isso precisamos fazer a nossa parte. Semear boas sementes em solo fértil, para que na hora da colheita, possamos colher bons frutos...
Como Educadora, trago essas reflexões para a sala de aula, mesclando a realidade com os fatos históricos ocorridos. Desta forma meus alunos saberão interagir na História e serão cidadãos atuantes e críticos.
Já dizia Gandhi: " Transforma-te e o mundo se transformará."
COM CARINHO, PROFª LUCIARA.

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO: BAIANOS NAS TERRAS DOS PATAXOS...

PINDORAMA, PINDORAMA

É O BRASIL ANTES DE CABRAL

PINDORAMA, PINDORAMA

É TÃO LONGE DE PORTUGAL...

PINDORAMA, PINDORAMA

MAS OS ÍNDIOS JÁ ESTAVAM AQUI...

SÓ DEPOIS VÊM VOCÊS

QUE FALAM TUDO EM PORTUGUÊS

SÓ DEPOIS, COM VOCÊS

NOSSA VIDA MUDOU DE VEZ...

( Canção de Luiz Tatit e Sandra Peres.)


Pindorama era a forma que os nativos chamavam o território que foi denominado de Brasil pelos portugueses quando aqui chegaram em 1500, com a frota de Cabral, mais precisamente em Porto Seguro (Bahia); a qual era habitada pelos índios da etnia Pataxó.
Desde a chegada dos portugueses, muita coisa mudou em nosso país, inclusive o modo de vida dos índios.
A História é empolgante e fascinante!
COM CARINHO, PROFª LUCIARA.