sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESPIRITUALISMO E ESPIRITISMO


" Todo espírita é necessariamente espiritualista, mas nem todos os espiritualistas são espíritas".
* Espiritualismo: diz-se no sentido oposto ao do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais que matéria , é espiritualista. Não segue porém, que creia na existência dos Espíritos ou suas comunicações com o mundo visível. O espiritualismo é a base das religiões ,admite a existência de Deus e da alma. Contrapõe-se ao Materialismo, que só admite a matéria.Segundo o Materialismo no ser humano só haveria o corpo físico.
* Espiritismo ou Doutrina Espírita: tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos desencarnados ou seres do mundo invisível. Seus objetivos são esclarecer e consolar, promovendo a reforma íntima. Livro dos Médiuns, capítulo III:
"... Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma outra ciência, ser aprendido a brincar. O Espiritismo também já o dissemos, entende com todas as questões que interessam a Humanidade; tem imenso campo, e o que principalmente convém é encará-lo pelas suas conseqüências. Formar-lhe sem dúvida a base a crença nos Espíritos, mas essa crença não basta para fazer de alguém um espírita esclarecido, como a crença em Deus não é suficiente para fazer de quem quer que seja um teólogo...
"Prolegômenos - Livro dos Espíritos:
" ... Os Espíritos anunciam que os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo os ministros de Deus e os agentes da sua vontade, cabe-lhes a missão de instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade."
"Ocupa-te, com zelo e perseverança, do trabalho que empreendeste com o nosso concurso, porque esse trabalho é nosso. Nele pusemos as bases do novo edifício que se eleva e um dia deverá reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade; mas, antes de o divulgares, revê-lo-e mos juntos afim de controlar todos os detalhes..."
"... Todos os princípios materiais que podem melhor representar o corpo e o Espírito nele se encontram reunidos: o corpo é o ramo; o Espírito é a seiva; a alma ou o espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessência o Espírito pelo trabalho e tu sabes que não é senão pelo trabalho do corpo que o espírito adquire conhecimentos".
"Não te deixes desencorajar pela crítica. Encontrarás contraditares encarniçados, sobretudo entre as pessoas interessadas em trapaças. Encontrá-los-ás mesmo entre os Espíritos, pois aqueles que não são completamente desmaterializados procuram, muitas vezes, semear a dúvida, por malícia ou por ignorância. Mas prossegue sempre; crê em Deus e marcha confiante: aqui estaremos para te sustentar e aproxima-se o tempo em que a verdade brilhará por toda parte..."
Quer saber mais? Acesse os links e boa pesquisa. Que a Luz da Doutrina enviada por Deus te ilumine e abençoe!
Livro dos Espíritos
Livro dos Médiuns.

Nenhum comentário: