domingo, 31 de julho de 2011

DEUS

"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas".
Deus nosso Pai Criador, soberanamente justo, bom e misericordioso.
Compreender a natureza íntima de Deus:
AMOR – Como Pai, ama seus filhos providenciando para que a natureza possa prover nossas necessidades. Nos dá a inteligência para o nosso progresso.
SABEDORIA - Leis sábias e justas que regem todas as relações, todas as coisas, todo o Universo.
JUSTIÇA – Ele nos criou para progredirmos sempre. Ele nos concede pela Reencarnação (processo através do qual é concedido ao Espírito uma nova oportunidade de retornar a um novo corpo físico, especialmente preparado para ele) o ensejo de corrigirmos erros e imperfeições, de quitarmos débitos e continuarmos o aprendizado rumo à perfeição que é a nossa meta final.
Atributos de Deus:
Deus é a suprema e soberana inteligência:
Suprema: Superioridade; poder ou autoridade suprema; preponderância; proeminência; hegemonia; primazia. (De supremo.)
Soberana: Que ocupa o primeiro lugar; o mais elevado ou graduado , que exerce um poder supremo, absoluto; magnífico
Deus é eterno: Devemos entender como eterno o que não teve princípio, nem terá fim.
Deus é único: A unicidade de Deus é consequência do fato de serem infinitas as suas perfeições.
Deus é imutável: Entendemos como imutável, o que não se altera.
Deus é imaterial: A sua natureza difere de tudo o que "chamamos matéria". Se a sua natureza fosse material, ele estaria sujeito às próprias transformações da matéria (o que seria contraditório ao seu atributo de imutabilidade).
Deus é onipotente: Que tem poder ilimitado; Todo-Poderoso. Se Deus não possuísse o poder supremo, sempre se poderia conceber uma entidade tanto ou mais poderosa do que Ele. Todo o poder está em Deus.
Deus é soberanamente justo e bom: A providencial sabedoria das Leis Divinas, se revela das pequeninas, às maiores coisas. A soberana bondade implica na soberana justiça, porquanto, todos os seres foram criados da mesma forma, não havendo parcialidade, nem tratamento diferenciado com relação a qualquer de suas criaturas.
Deus é infinitamente perfeito: É impossível conceber-se Deus sem o infinito das perfeições, sem o que não seria Deus, pois sempre se poderia conceber um ser que possuísse o que lhe faltasse. Sendo infinitos os atributos de Deus, não são suscetíveis nem de aumento, nem de diminuição.
Deus é Onisciente: Que tudo sabe; cujo saber é ilimitado;
Deus é Onipresente: no sentido de que se encontra em todos os lugares, etc.
Em "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, na questão n.º 11, indaga: "Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?" Os Espíritos responderam: "Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá."
Deus, porém, não pode ser percebido pelo homem em sua divina essência. Mesmo depois de desencarnado, dispondo de faculdades perceptivas menos materiais, não pode ainda a espírito imperfeito perceber totalmente a natureza divina.
"Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras ..."
A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor no seu quadro; mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.
( O Livro dos Espíritos – Das Causas Primárias – Perguntas 01 à 16; 50 à 51 )
( A Gênese – Cap. I, 10 à 16; 20; 24. Cap. II itens 1 à 7; 8 à 19)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ESPIRITISMO:FÉ RACIOCINADA...


Perguntas frequêntes - respostas esclarecedoras...
* O que é o Espiritismo?
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)
* O que diz o Espiritismo sobre Jesus?
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.<
* Os Espíritos sabem todas as coisas?
Os Espíritos são as almas dos homens que já perderam o corpo físico. A exemplo do que observamos na Humanidade encarnada, o conhecimento que eles têm é correspondente ao seu grau de adiantamento moral e intelectual. A morte é uma passagem para a vida espiritual e não dá valores morais ou de inteligência a quem não os tem.
* Os Espíritos podem reencarnar em corpos de animais?
Não. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.
* Nas instituições espíritas há algum tipo de pagamento?
Não. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”
* O Espiritismo revela algo novo?
Sim. O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
* O que é reencarnação?
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução.

* O que é mediunidade?
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem. Mas atenção: prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. Portanto, em hipótese alguma o médium poderá cobrar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas atividades mediúnicas.
* O que são os Espíritos?
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
* O que o Espiritismo informa sobre Jesus?
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
* Onde vivem e o que fazem os Espíritos desencarnados?
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.

* O Espiritismo tem entre seus princípios a crença em Deus?
Sim. O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
* O Espiritismo tem rituais ou sacerdotes?
Não. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
* O Espiritismo é proselitista? Existem campanhas para que as pessoas se tornem Espíritas.
Não. O Espiritismo não impõe jamais os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.

* Como o Espiritismo se relaciona com as demais religiões?
O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.
* Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?
Não. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. Seu fundador foi Allan Kardec. O Candomblé (de origem africana) e a Umbanda (originária do Brasil) são doutrinas espiritualistas.
* Todos os Espíritos são iguais?
Não. Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
* Somente pelo Espiritismo se pode ter contato com os Espíritos?
Não. As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
* O que é lei de causa e efeito?
É uma lei criada por Deus e que dispõe que o homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
* O que é a prece, de acordo com o Espiritismo?
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo, é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
* O Que é o Atendimento Fraterno? Joanna de Angelis (Psicografia de Divaldo P.Franco)
O Atendimento Fraterno é porta de serviço edificante aberta a todas as criaturas que perderam o rumo ou se perderam em si mesmas.
Ouve sem cansaço, todos os problemas, com capacidade de entendimento e tolerância.
Não se afadiga; nunca se exaspera; permite que cada qual viva conforme sua capacidade intelectomoral; no entanto, se propõe a ajudá-lo a ascender.
Não anui com aquele que erra; todavia combate o erro; não se levanta contra o criminoso; antes, o ampara, invectivando contra o crime.
O atendimento fraterno é campo de trabalho solidário entre quem pede e aquele que doa. Graças a ele irmanam-se os indivíduos, compartem suas dores e repartem suas alegrias.
É da Lei que, aquele que mais possui deve multiplicar os bens, repartindo-os com aqueloutros que sofrem carência.
O atendimento fraterno objetiva acender luz na treva, oferecer roteiro no labirinto, proporcionar esperança no desencanto.
Felizes aqueles que se encontram a serviço da fraternidade, atendendo aos seus irmãos em sofrimento e contribuindo com segurança para sua elevação.
Jesus foi o exemplo superior do atendente fraterno, por excelência.
Não carregou o fardo das pessoas, porém ensinou-as, com seu sacrifício, a conduzirem os próprios grilhões a que se prendem voluntariamente, para que os arrebentem no calvário da imolação.
Abre-te, desse modo, ao atendimento fraternal, doando as tuas horas excedentes aos sofredores do caminho e auxiliando-os a entender o significado da vida e das existências corporais.
Não te escuses jamais, recordando-te d’Aquele que jamais se negou a ajudar fraternalmente.
wwww.febnet.org.br/site/conheca.php?SecPad=8&Sec=249

terça-feira, 19 de julho de 2011

MARIA EMÍLIA: MAMÃE QUERIDA!

Hoje a senhora retornou para Pátria espiritual, cumpriu sua missão neste plano como com muita dignidade, perseverança, amor e humildade.
Mãe exemplar, sempre nos ensinou o caminho do bem, até na sua passagem me ensinou.., aprendi muito com a senhora... tenho só que agradecer!
A saudade fica, mas o amor é eterno!
Um dia nos encontraremos...
Que os espíritos de luz e paz te acompanhem sempre.
Que assim seja!

Não há morte...
( Joanna de Ângelis - Divaldo Pereira Franco)
Depois que partiram do círculo carnal aqueles a quem amas, tens a impressão de que a vida perdeu a sua finalidade.
As horas ficaram vazias, enquanto uma angústia que te dilacera e uma surda desesperação que te mina as energias se fazem a constante dos teus momentos de demorada agonia.
Estiveram ao teu lado como bênção de Deus, clareando o teu mundo de venturas com o lume da sua presença e não pensaste, não te permitiste acreditar na possibilidade de que eles te pudessem preceder na viagem de retorno.
Cessados os primeiros instantes do impacto que a realidade te impôs, recapitulas as horas de júbilo enquanto o pranto verte incessante, sem confortaste, como se as lágrimas carregassem ácido que te requeima desde a fonte do sentimento à comporta dos olhos, não diminuindo a ardência da saudade...
Ante essa situação, o futuro se te desdobra sombrio, ameaçador, e interrogas como será possível prosseguir sem eles.
O teu coração pulsa destroçado e a tua dor moral se transforma em punhalada física, a revolver a lâmina que te macera em largo prazo.Temes não suportar tão cruel sofrimento. Conseguirás, porém, superá-lo.
Muito justas, sim, tuas saudades e sofrimentos.
Não, porém, a ponto de levar-te ao desequilíbrio, à morte da esperança, à revolta...
Os seres a quem amas e que morreram, não se consumiram na voragem do aniquilamento. Eles sobreviveram.
A vida seria um engodo, se se destruísse ante o sopro desagregador da morte que passa.
A vida se manifesta, se desenvolve em infinitos matizes e incontáveis expressões. A forma se modifica e se estrutura, se agrega e se decompõe passando de uma para outra expressão vibratória sem que a energia que a vitaliza dependa das circunstâncias transitórias em que se exterioriza.
Não estão, portanto, mortos, no sentido de destruídos, os que transitaram ao teu lado e se transferiram de domicílio.
Prosseguem vivendo aqueles a quem amas. Aguarda um pouco, enquanto, orando, a prece te luarize a alma e os envolvas no rumo por onde seguem.
Não te imponhas mentalmente com altas doses de mágoas, com interrogações pressionantes, arrojando na direção deles os petardos vigorosos da tua incontida aflição. Esforça-te por encontrar a resignação.
O amor vence, quando verdadeiro, qualquer distância e é ponte entre abismos, encurtando caminhos.
Da mesma forma que anelas por volver a senti-los, a falar-lhes, a ouvir-lhes, eles também o desejam.
Necessitam, porém, evoluir, quanto tu próprio. Se te prendes a eles demoradamente ou os encarceras no egoísmo, desejando continuar uma etapa que ora se encerrou, não os fruirás, porque estarão na retaguarda.
Libertando-os, eles prosseguirão contigo, preparar-te-ão o reencontro, aguardar-te-ão...
Faze-te, a teu turno, digno deles, da sua confiança, e unge-te de amor com que enriqueças outras vidas em memória deles, por afeição a eles.
Não penses mais em termos de "adeus" e, sim, em expressões de "até logo mais".
Todos os homens na Terra são chamados a esse testemunho, o da temporária despedida. Considera, portanto, a imperiosa necessidade de pensar nessa injunção e deixa que a reflexão sobre a morte faça parte do teu programa de assuntos mentais, com que te armarás, desde já, para o retorno, ou para enfrentar em paz a partida dos teus amores...
Quanto àqueles que viste partir, de quem sofres saudades infinitas e impreenchíveis vazios no sentimento, entrega-os a Deus, confiando-os e confiando-te ao Pai, na certeza de que, se souberes abrir a alma à esperança e à fé, conseguirás senti-los, ouvi-los, deles haurindo a confortadora energia com que te fortalecerás até ao instante da união sem dor, sem sombra, sem separação pelos caminhos do tempo sem fim, no amanhã ditoso.

Até logo mamãe, Deus te abençoe.
Com carinho e amor, sua filha Luciara.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A OBSESSÃO E SUAS MÁSCARAS

Dra. Marlene Nobre
Esta obra trata de um estudo aprofundado do tema obsessão, relatando e estudando casos de toda a obra de André Luiz. O livro está dividido em duas partes principais, iniciando com a classificação das obsessões, seus aspectos patológicos tanto no campo físico quanto psicológico e espiritual, e a terapêutica para amenizar ou resolver o problema. Na segunda parte, o tema é o pensamento, mostrando que o homem é co-criador através das correntes mentais que produz, influenciando na Obra Divina e é por ela influenciado.
Obsessão é muito mais frequente que se imagina, sendo um dos piores flagelos da humanidade ( Gênese, cap. XIV), vai desde uma simples influência moral até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. A grande teia da vida: sintonia é a base de tudo e o regime de comunhão dos pensamentos, palavras, atos para o bem ou para o mal = levam para sintonia conforme tal.
Tratamento e profilaxia: mudar os agentes que influenciam o pensamento negativo, meditar, orar, terapia energética: passe e água fluidificada; reuniões de desobsessão ( tratando e orientando o obsessor e obsediado). A renovação moral, o esforço em domar más inclinações, bem como, praticar o perdão/caridade e a bondade, são meios eficazes de prevenir e combater qualquer forma ou origem de obsessão.
" O processo de ódio é um processo de auto obsessão." (Chico Xavier)
" Orai e vigiai. "
Fontes: Palestra com a Dra. Marlene Nobre - presidente da AME,
no dia 09/07 em Passo Fundo.

ESTRESSE E ESPIRITUALIDADE

Por Dra. Marlene Rossi Severino Nobre
Para o grande público, estresse é uma situação picologicamente agressiva que repercute no corpo. Este, porém, é apenas um dos aspectos do estresse, a sua versão psicossomática, há outros, porém, a serem considerados. Na verdade, o ser humano vive em estado de estresse permanente, bombardeado por fatores estressantes diversos - físicos, psico-emocionais, e espirituais - que lhe exigem constante adaptação ao mundo que o cerca.
Os fatores estressantes emocionais tanto podem ser tristes,como a morte de um ente querido, o desemprego, quanto felizes, como o sucesso do atleta ou as alegrias do reencontro - todos desencadeiam, do mesmo modo, os mecanismos e as conseqüências do estresse. O mesmo acontece em relação aos abalos nervosos, como no estado de cólera, medo, etc., assim como frente aos fenômenos físicos nocivos -frio, calor, fadiga, agentes tóxicos ou infecciosos, jejum, exercícios físicos exagerados, etc.
Na verdade, o estresse é a resposta não específica que o corpo dá a toda demanda que lhe é feita. Ele corresponde à interação entre uma força e a resistência do organismo a esta força. É o complexo agressão-reação.
Se a agressão é ocasionada por uma grande diversidade de fatores, a reação comporta uma parte idêntica, comum a todos os indivíduos, e uma parte própria de cada um, denominada "coping" ou aspecto específico da reação não específica.
A medicina hoje considera a doença como sendo a resultante da agressão mais a reação não específica, mais reação específica. Isto pode ser resumido em estresse mais coping. Desse modo, considera-se a originalidade própria das reações específicas ao agente estressor, superpostas às reações não específicas do estresse, criando a diversidade dos aspectos clínicos.
Em 1936, Hans Selye, descobridor do estresse, publicou os seus primeiros trabalhos sobre o assunto. Em 1950, descreveu a Síndrome Geral de Adaptação - Reação de Alarme, estágio de Resistência e de Exaustão - com seus aspectos bioquímicos e endócrinos, mostrando qual a reação não específica do organismo às agressões do mundo exterior. Para ele, a intensidade da demanda, a duração e a repetição determinam a resposta. E condiciona o bom ou o mau estresse à eficiência ou não da fase de adaptação. Para Selye, todo indivíduo tem um capital de energia biológica diferente e pode consumir suas reservas conforme tenha maus estresses.
Na reação de alarme, a primeira resposta do organismo ao estresse, entra em ação o sistema hipotálamo-simpático-adrenérgico que prepara o organismo para a luta ou fuga. Entram em jogo a adrenalina e a noradrenalina, com isso, há muita produção de glicogênio, taquicardia, respiração acelerada, concentração do sangue nos vasos principais e nos músculos estriados, inibição dos sistemas digestivo, sexual e imunológico.
Depois disso, outro sistema vai entrar em jogo,o hipotálamo-hipófiso-suprarrenal com produção de ACTH e corticóides. Esses sistemas entram em funcionamento na fase de reação e o organismo pode sofrer esgotamento ou entrar na fase de exaustão, tendo como resultado final doença e morte. São inúmeras as doenças de adaptação, entre elas, hipertensão, úlcera, hemorróidas, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, diabetes, enxaqueca, etc.
Hoje, como avanço dos estudos, considera-se o sistema limbo-hipotálamo-hipófiso-suprarrenaliano (LHHS). Através do hipotálamo na zona parvocelular mediana do núcleo paraventricular (NPV), são liberados o CRF, o Fator de liberação corticotrófico (Corticotrophin Releasing Factor) e a Argenina Vasopressina (AVP) - que determinam a liberação de ACTH pela hipófise e esta o cortisol pela suprarrenal.
Com vemos, o estresse está ligado ao centro das emoções no hipotálamo, assim é importante o estudo de fatores como o medo, a raiva, etc, nos seus mecanismos e reações. Assim, quando o indivíduo sente raiva, por exemplo, é como se ele estivesse diante de um predador, de um perigo iminente e isto desencadeia a reação.
Como vimos, cada indivíduo tem uma reação específica frente ao estresse. Ele coloca suas estratégias de ajuste cognitivas e comportamentais, o "coping", para fazer face aos agentes estressores.
As pesquisas têm demonstrado que doenças como depressão estão absolutamente ligadas ao estresse. Investigação ampla, realizada em 52 países, da qual participou o Dr. Alvaro Avezum, do Brasil, acerca dos fatores de risco da doença cardíaca, demonstrou que os psico-sociais entram em mais de 30% dos casos.
O estresse é o campo da medicina que reunifica corpo e alma.
O seu estudo está, intimamente ligado à espiritualidade.
Segundo as lições espirituais dadas em 1947, no livro No Mundo Maior, o nosso cérebro tem três áreas distintas: a inicial, onde habita o automatismo e que está no plano subconsciente, a do córtex motor que engloba as conquistas do hoje e está na área do consciente e a dos lobos frontais que representam o ideal e a meta superiores e estão vinculados ao superconsciente. Esta classificação encontra respaldo no livro de Paul Maclean, de 1968, The Triune Brain in Evolution, que nos fala acerca dessas três regiões, afirmando que vemos o mundo através de três cérebros distintos.
Aprendemos também com os Instrutores Espirituais que somos seres em evolução. Quanto mais perto nos encontramos da animalidade mais agimos com instintos e sensações. Com o passar do tempo, e a evolução espiritual consequente, passamos a ter sentimentos, sendo o amor, o mais sublimado
deles. Se estamos escravizados aos instintos, a maneira pela qual fazemos face aos fatores estressantes é muito primitiva e resulta quase sempre em um mau estresse.
Aprendemos também que é preciso humildade para vencer a animalidade inferior. Infelizmente, porém, em nossas relações em sociedade e no lar estamos muito longe desse sentimento sublime que está intimamente ligado ao amor.
Assim, a fé é importante porque abre as portas do coração
para sentir e viver o amor divino em nossas vidas. Através da oração, da meditação, da compreensão do valor da dor, temos a possibilidade de conhecermo-nos a nós mesmos e a reagirmos de forma mais equilibrada às tensões da existência humana. Compreendemos, igualmente, que é preciso treino para o perdão e para eliminação da raiva, da inveja, da mágoa e de outros sentimentos negativos.
A nossa busca da paz para viver no lar, no ambiente de trabalho, dentro da sociedade tem de ser centralizada em Jesus, o Médico da Almas, que afirmou ter a paz verdadeira para nos oferecer. Chico Xavier disse com muita sabedoria: "A paz em nós não resulta de circunstâncias externas e sim da nossa tranquilidade de consciência no dever cumprido." Para vencer positivamente o estresse é preciso guardar a paz, tê-la como patrimônio. E esta pacificação interior que é responsável pelo sucesso do "Coping", só será uma conquista definitiva quando houver harmonia entre os três cérebros. Para isso, no entanto, é imprescindível não esquecer que é preciso fé em Deus e obediência às Suas Leis.

* Dra. Marlene Nobre é presidente da Associação Médico Espírita do Brasil e Internacional

OBSESSÃO


SURGIMENTO DO ESPIRITISMO. OBRAS DE KARDEC...

"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”
Hippolyte Léon Denizart Rivail nasceu em Lion, França no dia 3 de outubro de 1804, e desencarnou em 31 de março de 1869, em Paris. Desde cedo interessou-se por todas as causas que envolvessem o bem coletivo. A sua paixão pelos métodos de ensino, de acordo com a escola de Pestalozzi, de quem foi discípulo, o fez uma autoridade bem conceituada sobre assuntos educacionais, na Europa.
Em meados do século, em várias localidades, um estranho fenômeno começou a ser difundido em diversas reuniões da sociedade: o das mesas girantes. Nelas, os participantes faziam perguntas e, inexplicavelmente, as mesas, sem nenhuma interferência material, andavam e saltavam, respondendo pequenas perguntas que lhes eram feitas.
O professor Rivail, com um raciocínio altamente científico, observou que o objeto em si não poderia se mover, muito menos ter algum tipo de inteligência. Algo muito importante se manifestava e, a partir daí, resolveu pesquisar e encontrar as respostas, o que fez até o fim de sua vida.
Quando descobriu a seriedade de tal empreendimento, avisado que fora então pelos próprios espíritos comunicantes, resolveu utilizar o pseudônimo de Allan Kardec, para que não se confundisse seu trabalho humano com esse, muito mais importante: o de ser o codificador dos espíritos comandados pelo “Espírito da Verdade”, trazendo uma nova luz sobre os ensinamentos de Jesus. Cumprindo assim a promessa do Cristo, chegara o consolador prometido.
Kardec, através de diversas reuniões mediúnicas, sempre utilizando médiuns respeitados e equilibrados, e usando toda sua técnica de pesquisador e educador, reuniu e codificou, em alguns livros, todo o seu trabalho.
São eles: O Livro dos Espíritos, a parte filosófica (1857), O Livro dos Médiuns, a parte experimental e científica (1861), O Evangelho Segundo Espiritismo, a explicação das máximas morais do Cristo (1864), O Céu e o Inferno, o exame comparado das doutrinas acerca da passagem da vida corporal à vida espiritual, e a Gênese, a criação do mundo e as predições (1868). Fonte...
Breve apresentação das Obras Básicas da Doutrina Espírita, codificadas por Allan Kardec.

domingo, 10 de julho de 2011

O PASSE COMO CURA MAGNÉTICA

Jesus-" Pousa tua mão sobre o doente para acalmar a dor e dize que a dor cesse." (Ruínas de Tebas).
"JESUS: médico dos médicos!"
Passe: transfusão de energias
Segundo André Luiz, o passista doa/transfere o Fluído Côsmico universal ou plasma divino (pensamento de Deus modificado) presente em toda matéria. A exemplo de Jesus, todos podemos ser passistas, se assim desejarmos de coração e fazê-lo com amor, dedicação e disciplina.
Fluídos são veículos do pensamento (Gêneses, cap.14). Amor, caridade..., são fluídos reparadores calmantes, penetrantes em nosso perispírito. Sendo a água um excelente condutor de fluídos; ela vai reagir conforme palavras e atos humanos positivos.
O passe não depende apenas do passista, mas também de quem o recebe, o qual deve estar receptivo e vibrar positivamente. Recebemos a cura conforme nosso merecimento.
A alma encontra-se no 4º ventrículo, é o envoltório sutil da mente, sendo responsável em emitir os pensamentos.
O perispírito é um corpo organizado, constituído de elétrons, fótons..., subsiste após o desencarne e tem peso específico conforme for a vida de cada espírito nesse plano. O perispírito é o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual ( é o envoltório da alma). " O centro coronário é o veículo de expressão máxima “por ser o mais significativo em razão do seu auto potencial de radiações, de vez que nele assenta a ligação com a mente, fulgurante sede da consciência. Este centro recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandando os demais, vibrando todavia com eles em justo regime de interdependência. Considerando em nossa exposição os fenômenos do corpo físico, e satisfazendo aos impositivos de simplicidade em nossas definições, devemos dizer que dele emanam as energias de sustentação do sistema nervoso e suas subdivisões, sendo o responsável pela alimentação das células do pensamento e o provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis à estabilidade orgânica. É, por isso, o grande assimilador das energias solares e dos raios da espiritualidade Superior capazes de favorecer a sublimação da alma.”( Entre a Terra e o Céu, André Luiz, FEB, 2ª edição, 1978, pág. 127). O centro esplênico ou chacra do perispírito está no sangue ( principal órgão produtor de células sanguíneas é o baço) : defesa ou sustentação. Sendo o principal condutor vital. O centro esplênico “está sediado no baço, regulando a distribuição e a circulação adequada dos recursos vitais em todos os escaninhos do veículo de que nos servimos.”(Entre a Terra e o Céu, André Luiz, FEB, 2ª edição, 1978, pág. 128).
O perispírito é quem adoece 1º e a cura deve ser também até ele. Portanto, o tratamento pode ser alopático, mas também espiritual. Aí está a importância da espiritualização e a renovação dos práticas médicas ( trabalho das AMEs) .
Todas as paixões humanas ruins/negativas, são também causas das doenças do corpo. " Orai e vigiai".
Fontes: palestra ministrada pela Dra. espírita Marlene Nobre, no Centro Espírita Dias da Cruz em Passo Fundo. FEB -

segunda-feira, 4 de julho de 2011

SAÚDE E ESPIRITUALIDADE. AME: ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA

“O compromisso de todos os médicos é com a vida.O médico que segue a Doutrina Espírita deve zelar em dobro pela vida orgânica e espiritual”, explica Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) e AME-Internacional. “Pudemos observar, através dos estudos científicos apresentados pelo físico Amit Goswami e pelos psiquiatras Peter Fenwick e Harold Koenig, que os tratamentos – antes chamados alternativos e agora complementares – da medicina energética estão mudando o paradigma da medicina do século XXI”. Fé: resultados na cura: Muitos médicos brasileiros estão aplicando os princípios da Medicina Espírita no tratamento de pacientes com câncer, dependentes de drogas, psicóticos e crônicos. Marlene Nobre lembrou do momento crítico em que vivemos e declarou que o velho paradigma da medicina, que tem servido de base para a maior parte da coletividade humana, está defasado, desequilibrado e calcado no egoísmo. “Vemos doenças degenerativas aumentarem, assim como a violência urbana, e jovens se suicidando pelas drogas. É uma crise global que nos mostra que precisamos de mudanças. Somos uma das minorias criativas que surgiram no seio da coletividade, que propõe essas mudanças, que crê na união entre a ciência e a religião”. Os fundamentos da Medicina Espírita, segundo Marlene Nobre, pregam que o novo paradigma apresenta o ser humano como um ser biopsicossocio espiritual, que deve buscar seu auto conhecimento e ser responsável pela manutenção de sua saúde. “O médico deve ter ação pedagógica como agente de saúde. Toda patologia tem origem nos vícios da mente, por isso a doença é uma oportunidade de introspecção e solução de desequilíbrios”. Afirmam os Espíritos Instrutores nas obras espíritas que “saúde é a perfeita harmonia da alma”, por isso, todo processo de cura é, na verdade de autocura. E isso tem sido demonstrado nas pesquisas realizadas por cientistas da Europa e dos Estados Unidos que constataram maior sucesso no processo de cura dos pacientes que, de alguma forma, manifestam ter fé em algo superior.
Fonte( Saúde e Espiritualidade - Revista da AME)
Visite os links...
“Jesus não veio para curar os corpos, mas para ser o médico das almas." ( Divaldo P. Franco)

sábado, 2 de julho de 2011

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ESPIRITUALIDADE



Acesse o link e boa leitura. http://ajers.com.br/

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". Chico Xavier.