domingo, 12 de maio de 2013

Mamães!
Mãe é a mulher que gera e dá à luz uma criança, mas também pode ser aquela que cria com todo carinho e amor um filho que não gerou. Ser mãe é dom divino, com dificuldades e acertos...
No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. É uma data especial, porém as MAMÃES devem ser sempre lembradas!
Na Antiga Grécia  encontramos os primeiros vestígios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Réia, mãe de todos os seres. Neste dia, os  gregos faziam oferendas, além de prestarem  homenagens à deusa.
Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus ( Mãe das mães).
Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente...
Já nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. A data foi oficializada, em Maio de 1914, pelo presidente  Thomas Wilson. 
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter mais comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, deixando-se de lado o verdadeiro significado para ser um dia com maior expressão comercial, infelizmente! 
O maior e verdadeiro presente que um filho pode dar a sua MÃE, é o AMOR E O RESPEITO!
Acesse o linck: "Mães Más"... e reflita!
Abraços com carinho, da MÃE Luciara `a todas as MAMÃES!



Vani, saudades!!!
Mila, saudades!!!

Nenhum comentário: