Objetivo deste blog, atualmente, é focar na EDUCAÇÃO, mesclando com valores morais, à LUZ do nosso PAI CELESTIAL.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
JOGOS OLÍMPICOS E OS BOICOTES DOS TIBETANOS.
Esse estádio é o segundo maior da China, Estádio de Xangai, chamado de "Estádio das 80 mil pessoas".
Foram escolhidos 5 mascotes, cada um representa, através de suas cores, os cinco Continentes e os arcos, os quais são o símbolo das Olimpíadas.
A tocha Olímpica foi acesa na Grécia ( origem das Olimpíadas ) em 24 de março e percorreu diversos países e chegará em Pequim em 08 de agosto.
A China é o país mais populoso do mundo. Lá encontramos a Muralha da China e uma história rica, mas cheia de mistérios.
O Tibete, uma nação que luta contra o domínio chinês. Sua capital é Lhasa e encontra-se localizada no topo do mundo, à sombra do Everest.
Tenzin Gyatso, a 14ª encarnação do Dalai- Lama( significa: oceano de sabedoria), líder budista do povo tibetano; o qual tem por objetivo a reivindicação de forma pacífica. Porém, diante da falta de liberdade e de diálogo com os chineses, os tibetanos acharam um meio para serem ouvidos; o boicote aos jogos Olímpicos e o confronto violento em vários países. Assim sendo,muitos países, inclusive o Brasil, estão apoiando à causa tibetana.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, está cobrando respeito aos direitos humanos dos tibetanos e a liberdade de imprensa em Pequim.
Dalai-Lama afirma que não é contra o evento esportivo, mas que também não pode calar seu povo, pois" todos tem o direito de escolha". Todavia, reforça a idéia de Buda e de Gandhi: " o caminho do meio", isto é o diálogo e o pacifismo.
Vale salientar, que esse povo tão sofrido de uma forma certa ou não, está se manifestando ou melhor, tornando mundial seus problemas. E nós brasileiros, o que estamos fazendo para melhorar o nosso país? Vivemos em um país dito democrático, por que nos calamos diante de tantos desajustes políticos, sociais, econômicos...?
Só para recordar, o Brasil é o país que mais cobra impostos. Então, onde está o retorno dessas absurdas cobranças? Sem falar que a ONU divulgou que somos o 2º lugar em índice de violência e corrupção na América Latina...
" SÓ EXISTEM DOIS DIAS DO ANO QUE NADA PODE SER FEITO, UM SE CHAMA ONTEM E O OUTRO AMANHÃ. PORTANTO, HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR, ACREDITAR, FAZER E PRINCIPALMENTE VIVER". (DALAI-LAMA).
Com toda certeza, as Olimpíadas representam a união dos povos através das diferentes modadalidades de esportes. Por isso nada mais justo que o Tibete, assim como outros, tenham liberdade no sentido amplo da palavra. Está mais que na hora de revermos valores, pensamentos e ações; ou preferimos ficar alheios aos problemas?
LUCIARA.
domingo, 4 de maio de 2008
Símbolos Nacionais e a valorização da nossa PÁTRIA.
A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações de sentimento patriótico dos brasileiros, mas para ser hasteada, ela tem de estar na mais perfeita ordem. Isso é lei. Na Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma Bandeira Nacional permanece no topo de um mastro com mais de 100 metros de altura. Em sua base, há a seguinte inscrição: "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto - visão permanente da Pátria". No primeiro domingo de cada mês, há uma solenidade para substituir a Bandeira usada por uma novinha. Essa bandeira tem cerca de 280 metros quadrados e um mecanismo a leva até o alto. Na cerimônia, o novo exemplar deve chegar ao topo antes que o velho comece a ser baixado.
No dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira, o hasteamento é feito ao meio-dia, com uma festa especial: a bandeira é içada depois de uma salva de 21 tiros. Em seguida, uma banda executa, ao vivo, o Hino à Bandeira, e todos os presentes à cerimônia cantam junto. A bandeira é um dos Símbolos Nacionais do país. Se em uma cerimônia, várias bandeiras forem hasteadas ou arriadas ao mesmo tempo, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer dele. Em dia de luto nacional (quando morre alguém importante), a Bandeira é hasteada e, depois de chegar ao topo, ela é baixada e deixada a meio-mastro. Esse gesto simboliza que o país está triste, em luto. Em um cortejo fúnebre, o luto é indicado por um laço de crepe preto, colocado junto à lança.
Nas escolas públicas e particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana.
Se a bandeira estiver rasgada ou com manchas, ela não pode ser hasteada nem jogada no lixo. Quando velhas, o destino de todas as bandeiras é o fogo. Elas são queimadas em solenidade por uma autoridade militar e a incineração acontece sempre em 19 de novembro, no Dia da Bandeira.
Cabe salientar, que na Escola E.E.F. Manuel Arruda Câmara, é hasteada a Bandeira Nacional semanalmente e também, é trabalhado com os alunos a história dos símbolos nacionais e sua importância cívica e cidadã.
Também, quero destacar como professora de História e cidadã brasileira, que apesar dos graves problemas existentes em nosso país, jamais podemos deixar de enaltecer nossa linda e majestosa Pátria; Ela não é a culpada dos tristes fatos que ocorrem desde o seu nascimento. Vamos refletir... a sociedade no geral (governos, povo, elite) é que não muda e parece que não quer mudar, para tornar essa gigante Pátria em uma Pátria gigante de paz, progresso, dignidade,liberdade, felicidade, educação, cidadania, igualdade...
Precisamos ter consciência e ir plantando..., um dia quem sabe...nossos descendentes colherão os frutos. Então, com toda certeza, todos cantarão o Hino e hastearão a Bandeira Nacional com vigor e patriotismo, sem questionamentos, sem porquês...
***VEJA OS LINKS***
PROFª LUCIARA.
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Homenagem ao Nosso Dia: DIA DAS MÃES.
"MÃE MÁ:"
O texto abaixo foi entregue pelo professor de Ética e Cidadania de escola Americana, Sr. Roberto Candelori, a todos os alunos da sala aula e que todos entregassem a seus pais.
A única condição solicitada pelo mesmo , foi de que cada aluno ficasse ao lado dos pais até que terminassem aleitura. “Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes":
- Eu amei-vos o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.- Eu amei-vos o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
- Eu amei-vos o suficiente para vos fazer pagar os rebuçados que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e vos fazer dizer ao dono: “Nós tirámos isto ontem e queríamos pagar”.
- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
- Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.Mais do que tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram). Estas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando os meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má, os meus filhos vão lhes dizer:“Sim, a nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo... As outras crianças comiam doces no café e nós só tinhamos que comer cereais, ovos, torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes ao almoço e nós tinhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.Insistia que lhe disséssemos com quem iamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata! Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer.Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa (só para ver como estávamos ao voltar). Por causa da nossa mãe, nós "perdemos "imensas experiências na adolescência.
- Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. FOI TUDO POR CAUSA DELA!.”
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o melhor para sermos “PAIS MAUS”, como a minha mãe foi. .EU ACHO QUE ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS...
Aquelas que já são mães, que não se culpem, e aquelas que serão, que isso sirva de alerta!
FELIZ DIA DAS MAMÃES.
Com carinho, da mãe Luciara.