(Rolf Gelewski)
EDUCAÇÃO – UM GUIA PARA O CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE NOSSO SER!
Com carinho, da profª e cidadã Luciara
Objetivo deste blog, atualmente, é focar na EDUCAÇÃO, mesclando com valores morais, à LUZ do nosso PAI CELESTIAL.
Após pesquisa no laboratório de informática da escola, os alunos de 5ª série apresentaram trabalhos, realizaram debates, entrevistas e cartazes conscientizando a comunidade escolar. Oportunizei também, o convite ao professor Jamaica,o qual realizou palestra e dinâmica com alunos de 5ª séries,relatando o assunto com muita grandeza e diálogo crítico. Obrigada pela contribuição, professor Jamaica!
Racismo, traz um paradoxo:a humanidade tem uma única raça, a humana!
Dia da Consciência Negra, 20 de novembro: procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi o chefe do Quilombo dos Palmares e símbolo de luta e resistência à escravidão.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país), organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras.Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio de 1888, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade"e interesse econômico da Monarquia, ou seja, ser uma celebração a qual não oportunizava os negros. Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra,em 20 de novembro, é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória a figura histórica, não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação e igualdade de direitos dos negros.
Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população . Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.
Nos links você vai encontrar algumas informações, que contribuirão para uma compreensão mais aprimorada sobre o assunto.
Crianças são crianças, mas o mundo atual torna cada vez mais prematura a idade adulta. Por isso, a preocupação de pais e professores em preservar a infância de filhos e alunos. Nessa tentativa, o conteúdo sem censura da internet pode parecer a muitos uma ameaça à inocência e à segurança da garotada.Há na internet todo tipo de informação de cunho reprovável. Violência, pornografia, apologia ao racismo... Mas a rede também reúne grande parcela do conhecimento humano, com acesso livre e democrático.E como todo meio de comunicação, sua utilização demanda cautela e capacidade analítica do espectador em relação ao conteúdo. Pais e professores são os responsáveis para ajudar as crianças a entender como funciona a rede e a selecionar os conteúdos acessados. Apoiar e guiar as crianças nesse emocionante mundo de descobertas, é fundamental!
Portanto, relacionei sites (links) muito interessantes para trabalhar e interagir com os alunos do Ensino Fundamental, séries finais, alguns conhecimentos históricos. Acho que eles vão adorar! E você?
Assistam o vídeo produzido pelo CDI do Paraná. Além de ser legal, é educativo!
Com carinho, profª Luciara.
Nossa sociedade está carente e desorientada em todos os sentidos.
É muito triste observar essa e tantas outras situações em nosso cotidiano.
Muitas vezes sabemos decifrar códigos e criar tecnologias, mas não sabemos como pedir desculpas ou fazer um carinho em alguém. Os valores foram invertidos e todos perdemos com isso, sendo os jovens e as crianças os mais prejudicados.
Depois dizem que os animais não são inteligentes...
Vamos aprender com eles, a partir desta situação!
Assista e reflita.
Infelizmente em nosso país, ainda a política não é levada à sério por algumas pessoas. Essas que são eleitas pelo povo, mas que fazem o mal uso de suas atribuições. Entretanto, nós brasileiros, para não chorarmos, achamos graça ... e pagamos as contas!
Até quando seremos desinteressados, apáticos...?
Só reclamar não resolve!
Vamos refletir: as eleições estão próximas, então façamos a nossa parte ...
Que este vídeo nos traga além de lições, ensinamentos para construírmos uma Vida melhor!
Está em nossas mãos...
A partir do ano de 393 d.C., os gregos foram dominados pelo imperador romano, Teodósio, o qual proibiu os jogos, alegando que eram atos pagãos.
Porém, em 1896, o francês, Barão de Coubertin, reorganizou os Jogos e presidiu o Comitê Olímpico Internacional de 1896 a 1925. Autor da famosa frase: " O IMPORTANTE NÃO É VENCER, MAS PARTICIPAR". A bandeira do movimento olímpico, também foi sua criação. Desde então, os Jogos Olímpicos foram cancelados três edições, devido as lamentáveis Guerras Mundias.
Fazendo um breve resgate histórico, infelizmente, encontraremos lamentáveis fatos ocorridos durante as Olimpíadas de Munique em 1972, em Moscou 1980, em Atlanta 1986. Entretanto, estamos evidenciando na China, país sede dos Jogos de 2008, fatos grotescos como a poluição extremada, a exploração dos tibetanos e dos trabalhadores chineses; ao mesmo tempo que verificamos a ascensão de uma nova potência mundial.
Contradições gigantescas! O que você acha? Dúvidas..., consulte os links da postagem e fique a par das OLIM PÍADAS DE PEQUIM.
Entretanto, depois de verificarmos tais constatações, a profª Deise ( Ensino Religioso) e eu, organizamos as turmas de OITAVAS SÉRIES em grupos, as quais entrevistaram três pessoas de diferentes religiões em nossa comunidade.
Em um segundo momento, fizemos um proveitoso, participativo e respeitoso encontro em nosso ambiente escolar com as duas turmas de oitavas séries e nove participantes, de diferentes religiões, convidados pelos nossos queridos alunos para enriquecer e esclarecer ainda mais o nosso trabalho.
Unidos pela Paz, respeito ao próximo e Deus em nossas mentes e ações, teremos famílias mais felizes, alunos mais estudiosos e educados e consequentemente uma sociedade mais justa, respeitosa, próspera e FELIZ!!!
Todos que estiveram no dia 11/07 em nossa escola participando de uma ou de outra forma, estão de PARABÉNS. Mas quero ressaltar os alunos e seus convidados, pois estes tiveram sua estrela divina brilhando. Que DEUS ILUMINE a todos.
TURMA 81:
ALUNOS/ CONVIDADOS/ RELIGIÕES /
Kaue / Lisiane / Evangélica Internacional da Fé.
Nicholas / Rafael / Espírita.
Henrique / Jonson / Batista Nacional.
Carolina/ Aparecido/ Batista Betel.
TURMA 82:
ALUNOS / CONVIDADOS / RELIGIÕES /
Fernando/ Rosa Salles / Batista Pioneira.
Mariele/ Bruna e Aline/ Testemunhas de Jeová.
Camile/ Ivo / Batista Nacional.
Todos nós temos uma estrela, basta descobrirmos onde ela está escondidinha e o melhor, fazê-la brilhar!
Sabemos o caminho, temos a base; agora vamos acreditar e fazer a nossa história sem esquecer, é claro, dos verdadeiros princípios morais e religiosos.
PARABÉNS!
"MÃE MÁ:"
O texto abaixo foi entregue pelo professor de Ética e Cidadania de escola Americana, Sr. Roberto Candelori, a todos os alunos da sala aula e que todos entregassem a seus pais.
A única condição solicitada pelo mesmo , foi de que cada aluno ficasse ao lado dos pais até que terminassem aleitura. “Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes":
- Eu amei-vos o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.- Eu amei-vos o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
- Eu amei-vos o suficiente para vos fazer pagar os rebuçados que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e vos fazer dizer ao dono: “Nós tirámos isto ontem e queríamos pagar”.
- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
- Eu amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
- Eu amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.Mais do que tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram). Estas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando os meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má, os meus filhos vão lhes dizer:“Sim, a nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo... As outras crianças comiam doces no café e nós só tinhamos que comer cereais, ovos, torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes ao almoço e nós tinhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.Insistia que lhe disséssemos com quem iamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata! Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer.Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa (só para ver como estávamos ao voltar). Por causa da nossa mãe, nós "perdemos "imensas experiências na adolescência.
- Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime. FOI TUDO POR CAUSA DELA!.”
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o melhor para sermos “PAIS MAUS”, como a minha mãe foi. .EU ACHO QUE ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS...
Aquelas que já são mães, que não se culpem, e aquelas que serão, que isso sirva de alerta!
FELIZ DIA DAS MAMÃES.
Com carinho, da mãe Luciara.