Assim, o uso das diferentes tecnologias disponíveis na atualidade, devem ser socializadas no ambiente escolar, para que possamos ter uma Educação Cidadã de fato e uma sociedade mais feliz!
Integrar o aluno no mundo da Internet, é incluí-lo na Cibercultura ( modos de vida e de comportamento assimilados e transmitidos na vivência histórica e cotidiana focadas pelas tecnologias, interagindo na informação e comunicação via internet; caso contrário, a educação estará na via oposta do progresso e da interatividade.
O fenômeno da tecnologia e comunicação, trouxe mudanças e desafios que precisamos aprender e compreender. Estas evoluções estão conectadas com a própria vida, através das interações que a rede proporciona, serviços, lazer, informações, tudo chega a nós em tempo real. No entanto, a geração da educação tradicional, depara-se com desafios: novas tecnologias, competências e habilidades necessárias para integrar nesse mundo!
" Educar é ajudar a construir caminhos para que nos tornemos mais livres, para fazer as escolhas em cada momento... A tecnologia é um meio, um apoio, não pode converter-se numa finalidade em si..." ( José Manoel Moran)
Apresentações dos trabalhos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, com temas relacionados à emancipação cidadã, como: conscientização e combate ao uso de drogas; Segunda Guerra Mundial, "Guerra Fria" (queda do Muro de Berlim), potências mundiais (globalização,disputas e conquistas), populismo, União Européia, Independência da Índia ( Gandhi ), da ditadura à democracia no Brasil, atualidades...
Além, da contribuição moral, ética e educacional; os alunos aprenderam diferentes interfaces e ferramentas da Internet. Logo, as criações, montagens e apresentações foram nos programas de slides PowerPoint e/ou Impress, Sites Hagáquê e Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica.
Utilizamos também as tecnologias atuais: como o Pendrive, Notbook, DataShow e a máquina digital; bem como, a maior das tecnologias da humanidade: a criatividade...
" A única educação que faz sentido é a que nos faz mudar o mundo." (Paulo Blikstein)
COM CARINHO, PROFª E CIDADÃ LUCIARA.