sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: 15 DE NOVEMBRO




"A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será." (Eduardo Galeano)
Em 15 de novembro de 1889 resultou de uma ação do exército, apoiada por um pequeno grupo de republicanos,onde o marechal Deodoro da Fonseca assume o governo e torna-se o 1º presidente do Brasil. Assim, instalou-se no Brasil a forma de governo: República, a qual substituiu o obsoleto governo Imperial de D.PedroII. Porém, o ano de 1889 não significou uma ruptura do processo histórico, pois as condições de vida dos trabalhadores permaneceram as mesmas;continuou predominando no país a agroexportação embasada nos latifúndios monocultores, comandados pela elite brasileira.
A 1ª Constituição Republicana e a 2ª do Brasil, foi promulgada em 1891, a qual estabelecia entre outros aspectos: os três poderes, o direito ao voto somente para homens alfabetizados e maiores de 21 anos; portanto, excludente e discriminadora. As mulheres no Brasil, felizmente votaram pela 1ª vez em 1933.
Depois de uma longa e difícil trajetória..., o Brasil consolidou a República, mas com muitos problemas.
Atualmente, a República Federativa do Brasil é composta por 26 Estados e um Distrito Federal, onde se encontra localizada a capital do país, Brasília inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente, Juscelino Kubitschek de Oliveira.
**Presidentes do Brasil:
Tivemos até hoje, 35 presidentes que tomaram posse no governo brasileiro. Não faz parte da contagem, as duas juntas militares e os três presidentes que não puderam assumir seu cargos
A construção da cidadania e a afirmação dos direitos do cidadão têm percorrido caminhos difíceis e tortuosos. A desmobilização social, política e educacional dos brasileiros, é fruto do resultado histórico do conservadorismo, patriarcalismo e autoritarismo do Estado, que apesar de seus avanços, os resquícios tornam-se desafios e entraves para a garantia da igualdade de direitos e deveres a todos os cidadãos, assim como prevê a atual "Constituição Cidadã"(1988).
Sendo assim, é fundamental estarmos a par do processo histórico brasileiro, para que possamos mudar este rumo para termos um Brasil mais justo e democrático de fato!
Para esclarecer melhor alguns fatos, a postagem está com vários links. Portanto, leiam e acessem os sites.
***Bom trabalho!
Com carinho, profª Luciara.

Nenhum comentário: