Atualmente, o voto é um direito de brasileiros e brasileiras. Mas para conseguirem conquistar esse direito, as mulheres tiveram que lutar muito! Até a década de 30, somente os homens podiam escolher seus governantes no País. Que machismo, hein!
Só em 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi conquistado, após uma campanha nacional que estendia o direito às mulheres. E nem eram todas as mulheres que podiam votar, somente as casadas (com permissão dos maridos), as viúvas e as solteiras que tivessem seu próprio dinheiro! Em 1934, após grande pressão popular, o presidente Getúlio Vargas tirou essas restrições do Código Eleitoral. Mas a obrigatoriedade do voto às mulheres só se concretizou oficialmente em 1946.
Mulheres, a luta foi longa e árdua, mas o voto feminino foi garantido!
Atualmente, a legislação eleitoral do Brasil garante aos homens e às mulheres direitos equivalentes. As mulheres agora podem participar das eleições, tanto votando quanto sendo votadas.
Para mudar o que não está bom, não adianta ficar em casa reclamando, é preciso criar coragem, se informar e ir em busca dos seus/nossos direitos. Unidos (as) para reivindicar pela democracia.
O povo brasileiro teve que ir para as ruas algumas vezes reivindicando direitos, assim conquistou muitos deles, os quais desfrutamos atualmente.
Portanto, vamos fazer valer essas "lutas"!!!
Profª e cidadã, Luciara
Nenhum comentário:
Postar um comentário