sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA: 20 DE NOVEMBRO!


Para Zumbi, o mais importante não era viver livre, mas libertar todos os negros, ainda escravos!
Preservar a memória é uma das formas de construir a História. Assim, comemora-se no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra". Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.
A escolha do dia 20 de novembro, em oposição ao 13 de maio de 1888, representa a "luta" e a denúncia dos movimentos sociais ao país; mostrando, infelizmente, que continua marcado pelas diferenças e discriminações raciais.
Tornar o problema do racismo visível no contexto atual, é tirar a "máscara" e mostrar que esse triste-cruel preconceito, ainda existe na sociedade brasileira. A partir dessa constatação, é fundamental que continuemos (professores, pais, entidades, comunidades em geral...) seguindo na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e consciente de seus direitos-deveres.
Abordar a participação do povo negro na construção do país, na construção da riqueza nacional,nas batalhas, quilombos e nas lutas mais contemporâneas do Brasil, é primordial para desmistificar e esclarecer as verdadeiras participações - contribuições da população e cultura AFRO na cultura BRASILEIRA.
Atualmente, racismo é crime previsto na Constituição Federal, porém devemos questionar o racismo além desse âmbito, evidenciando os valores morais, tais como: a humanidade, igualdade, respeito... Portanto, não é pela raça(etnia) que vai dizer se somos bons ou não, se temos qualidades ou graves desvios de conduta, mas pelas nossas ações ou atitudes. Então, cabe a cada um de nós refletirmos, corrigirmos atitudes e seguirmos a consciência da igualdade, isto é: a democracia racial. NÃO AO RACISMO! NÃO AOS PRECONCEITOS !
Os anos foram passando..., no entanto o sonho de Zumbi permanece! Sua história é contada com orgulho pelos negros, os quais buscam a igualdade e a valorização; assim como todos nós.
Contudo, acima de qualquer caracterização ou divisão racial, somos SERES TODOS HUMANOS!
"É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais". (Flávio Gomes)
COM CARINHO, PROFª LUCIARA.

Um comentário:

. disse...

Muito interessante suas postagens Professora!!!
Com certeza sim o Racismo é muito constante hoje em dia ainda, mas hoje em dia existem pessoas que sabem o valor de não ser PRECONSEITUOSO!
E obrigada por me incluir em sua lista de Blog's!!
Abraços de sua aluna Taliane!