quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Crack: ignorar é o meu maior vício!"
Prevenir é o melhor remédio!



"A prevenção é a arma mais forte na luta contra o crack."
* Veja dicas que podem ajudá-lo a manter seu filho longe da droga. Dicas de prevenção:
* Fontes: Fernando Oliveira, diretor da Divisão de Investigação do Narcotráfico do Denarc e Helena M. T. Barros, psicofarmacologista.

* Esqueça aquele mito de que é bonitinho uma criança experimentar uns goles de cerveja com você.
* Tenha hábitos saudáveis: as escolhas dos pais influenciam o comportamento dos filhos. *Pesquisas mostram que, em lares com pais fumantes, o índice de filhos fumantes é maior.
* Dê o exemplo: quando as crianças observam os adultos beberem para relaxar ou superar a timidez, aprendem que também precisam de substâncias químicas para superar seus problemas. * Acompanhe a rotina de seu filho: é importante saber onde ele está, o que faz e com quem está.
* Valorize a EDUCAÇÃO, compartilhe com seu filho, participe do cotidiano escolar, demonstre interesse pelo seu aprendizado, assim como diante das dificuldades,...

* Mudanças bruscas de comportamento podem ser um sinal de que há problemas...
FIQUE ATENTO!


Veja alguns questionamentos, depois acesse o site da RBS: CRACK NEM PENSAR...

?O que fazer quando o viciado simplesmente não quer parar e não quer saber de ajuda?
Enviado em 09/06/2009 - Novo Hamburgo (RS)
Dra. Irma Rossa .
É muito doloroso ver alguém da nossa família sofrendo e não conseguindo sair deste martírio auto-imposto. Às vezes, o tratamento começa pelos familiares. Temos vários exemplos de pacientes que foram buscar ajuda depois dos familiares mudarem de atitude. Muitas vezes, na tentativa de persuadir alguém a tratar-se, tomamos atitudes que são contraproducentes, oscilando entre raiva e culpa. Grupos de ajuda mútua, como Amor exigente ou Al-Anon, podem ser um bom inicio de modificação deste círculo vicioso.

?Antigamente o crack não era muito falado. Qual o motivo dessa droga aparecer tão de repente na nossa vida e fazer tantas vítimas?Enviado em 13/06/2009 - Matheus M. Moreira, 17 - Porto Alegre (RS) Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas
Olá, Matheus. O poder do crack de criar dependência é muito forte, comparado a outras substâncias. Por isso, usuários de crack se expõem a riscos altíssimos, como matar e roubar para obter dinheiro para sustentar o uso da substância. Drogas mais fracas em termos de impacto não produzem estas alterações com tal magnitude. Abraços, Dr. Flavio Pechansky.

?Gostaria de saber como o uso do crack interfere na vida sexual do homem. A droga pode causar dificuldade de ereção ?
Enviado em 12/06/2009 - Babi, Vila Velha (ES)
Dra. Irma Rossa
Sim, Babi. Um dos efeitos do crack e produzir uma diminuição do calibre das artérias. O pênis, para ficar ereto, recebe um fluxo de sangue. Se houver uma diminuição de calibre, não será suficiente para provocar a ereção. Por outro lado, o prazer e o envolvimento com a droga fazem com que o usuário desconsidere as outras possibilidades de prazer e até, em alguns casos, abra mão da vida sexual.

?Oi, gostaria de saber por que esta droga é tão destruidora e por que ela pode causar vício logo na primeira vez? Por que a recuperação é tão difícil ?
Enviado em 09/06/2009 -Ste., Joinville (SC)
Dra. Irma Rossa
Ste,Tornar-se dependente depende de muitas variáveis, mas duas são muito importantes: a droga em si e a pessoa que utiliza. As diferentes drogas têm potencial de adição diversos, dependendo do tempo que leva para iniciar o efeito e do impacto da droga no cérebro. Drogas fumadas chegam rapidamente ao sistema nervoso central. O crack, especificamente, tem um efeito muito impactante. Em relação às pessoas: algumas são mais suscetíveis a ficarem dependentes que outras, e quem já tem ou teve uma dependência pode ter outras. Como não sabemos qual o potencial de dependência de cada um, o melhor é não se expor a nenhuma droga. A recuperação é difícil porque não basta a retirada da droga, é necessário uma mudança de comportamento, de estilo de vida e de reinserção social. Além disso tudo, sem o desejo real e profundo de mudança por parte das pessoas, o tratamento tende a não funcionar. Às vezes, as pessoas precisam de muito tempo para desapaixonar pela droga e se convencer da necessidade de mudança.
Quer saber mais ? Acesse os links e navegue nos sites. Unidos, teremos um mundo mais FELIZ !
Não seja mais uma vítima, mas sim um vencedor !

" SEJA UM CRAQUE NA VIDA E NÃO UMA
VÍTIMA DO CRACK !"

Com carinho, profª e cidadã, Luciara.

Nenhum comentário: