quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ORIGEM DO DIA DOS PROFESSORES...

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho".
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 19 de setembro de 2010


Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
Fonte: Wikipédia.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

A Revolução Francesa é um marco importante na História, pois foi a partir deste movimento que foram criadas as condições políticas para o surgimento da democracia representativa. Assim é que surgiram o poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Os gregos deram o nome de “democracia” ou “governo do povo” para a liberdade do voto. Em Atenas, todos os homens livres votavam pessoalmente, sendo assim, uma democracia direta.
Nos dias de hoje, a democracia é indireta ou representativa. Neste tipo de democracia, as pessoas escolhem quem irá representá-las para fazer as leis e cuidar dos locais que todo mundo usa na comunidade. Lembre-se: todo mundo pode e deve participar!
As eleições representam um dos momentos de exercício da cidadania em que todos os brasileiros escolhem pelo voto seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Isto é democracia!
O Presidente da República é o chefe do Poder Executivo. Ele governa o país com a ajuda dos Ministros e Secretários. Sua tarefa é executar as funções de Chefe do Governo e do Estado, estabelecidas na Constituição. Ele trabalha no Palácio do Planalto, em Brasília, e tem mandato de 4 anos.
Os Governadores são os chefes do Poder Executivo nos estados e têm como objetivo administrá-los com base nas leis aprovadas pela Assembléia Legislativa. Ele ou ela, trabalha na capital de seu estado e seu mandato é de 4 anos. Já os prefeitos, representam o Executivo municipal.
Os Senadores representam o Legislativo dos Estados e trabalham no Senado,em Brasília.
O tempo de mandato deles é de oito anos, e cada estado tem o direito de eleger três senadores.
Os Deputados Federais trabalham na Câmara dos Deputados, em Brasília. Seu mandato é de quatro anos e cada estado pode eleger entre oito e setenta deputados, dependendo do número de habitantes.
Os Deputados Estaduais trabalham na Assembléia Legislativa em seus estados, elaborando e aprovando leis estaduais e têm mandato de 4 anos. Logo, os vereadores desempenham suas funções nas Câmaras de Vereadores em seus municípios e são membros do Poder Legislativo.
Todos estes representantes eleitos participam da elaboração das leis para que todos os brasileiros tenham os seus direitos e deveres garantidos.
É preciso não esquecer que as eleições são de extrema importância para que a população opine sobre o destino da Nação. Devemos votar com consciência e responsabilidade, pois o voto influenciará o nosso dia-a-dia.
Procure conhecer os candidatos e os partidos políticos. Procure saber se o que eles pretendem fazer é o melhor para você e sua comunidade e também se as propostas deles são possíveis de serem realizadas.
Nossa responsabilidade não pára por aí. Após as eleições devemos acompanhar se os representantes eleitos estão cumprindo seu papel.
No ano 2000, todo o país passou a utilizar a urna eletrônica nas votações, invenção tecnológica que evita a demora e diminui as fraudes.
E mais... Nossas urnas eletrônicas têm teclas com símbolos em braile, o que permite que os deficientes visuais também votem. Assim, todos os brasileiros têm acesso ao voto: prevalecendo a liberdade de opinião, respeito à vontade da maioria, igualdade de oportunidades, convivência com as diferenças e a existência de direitos e deveres.
Vote consciente!
Profª Luciara.

ELEIÇÕES 2010

Em outubro irá acontecer um momento significativo para a democracia de qualquer país, as eleições.
Levar este assunto para a sala de aula é resgatar a importância da liberdade de expressão e voto.
Plenarinho, é um portal mantido pela Câmara dos Deputados voltado ao público infantil e seu universo (pais e professores).
Oferece atividades envolvendo temas como: Cidadania, Educação, Ecologia, Saúde, etc.
Vale a pena conferir...
Vote consciente!
A cidadã e professora Luciara.

BULLYING...TÔ FORA!


Home Page: www.abrapia.org.br / www.bullying.com.br
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia; executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder, são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis,relacionarei algumas ações negativas que podem estar presentes no dia a dia dos nossos jovens, infelizmente: *Colocar apelidos, *Ofender,
*Sacanear, *humilhar,*Discriminar, *Excluir, *Intimidar, *Perseguir, *Assediar,*Bater, *Ferir,*Roubar, entre outros.

E onde o Bullying ocorre?
O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: pública ou privada, rural ou urbana.
De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying?
Os autores são, comumente, indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinquentes ou criminosas.
Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as consequências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si. São, geralmente, pouco sociáveis. Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo. A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com frequência, ou abandonam os estudos.
As testemunhas, representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as "próximas vítimas". Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, muitas delas podem se sentir incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer. Algumas reagem negativamente diante da violação de seu direito a aprender em um ambiente seguro, solidário e sem temores. Tudo isso pode influenciar negativamente sobre sua capacidade de progredir acadêmica e socialmente.

E o Bullying envolve muita gente?
A pesquisa mais extensa sobre BULLYING, realizada na Grã Bretanha, registra que 37% dos alunos do Ensino Fundamental e 10% do Ensino Médio admitem ter sofrido BULLYING, pelo menos, uma vez por semana.
O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5a a 8a séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de Bullying, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bullying.
Os meninos, com uma frequência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor frequência, o BULLYING também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

Quais são as consequências do Bullying sobre o ambiente escolar?
Quando não há intervenções efetivas contra o BULLYING, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos, que testemunham as situações de BULLYING, quando percebem que o comportamento agressivo não trás nenhuma conseqüência a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo.
Alguns dos casos citados na imprensa, como o ocorrido na cidade de Taiúva, interior de São Paulo, no início de 2003, nos quais um ou mais alunos entraram armados na escola, atirando contra quem estivesse a sua frente, retratavam reações de crianças vítimas de BULLYING. Merecem destaque algumas reflexões sobre isso:
- depois de muito sofrerem, esses alunos utilizaram a arma como instrumento de "superação” do poder que os subjugava.
- seus alvos, em praticamente todos os casos, não eram os alunos que os agrediam ou intimidavam. Quando resolveram reagir, o fizeram contra todos da escola, pois todos teriam se omitido e ignorado seus sentimentos e sofrimento.
As medidas adotadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

Quais são as consequências possíveis para os alvos?
As crianças que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo. Mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho.
E para os autores?
Aqueles que praticam Bullying contra seus colega poderão levar para a vida adulta o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
Estudos realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que autores de Bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinquência ou criminosos.
NOSSOS JOVENS PRECISAM DE LIMITES, OS QUAIS INICIAM EM CASA!
COM CARINHO, LUCIARA.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL


O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O inglês nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1).
Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do "país do futebol".
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália tornou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo e o país com mais títulos. A partir de 1966, na Copa da Inglaterra, as Copas iniciaram a ter mascotes.
Mascote da Copa na África do Sul: Zakumi.
Quer saber mais? Acesse os links e boa pesquisa!

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO E MODERNO

***CRISTO REDENTOR, de braços abertos para o mundo. Símbolo do Rio de Janeiro, do Brasil e agora...

Foi escolhido entre tantos outros, em 7 de junho de 2007 em Lisboa, Portugal, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Esta bela estátua está localizada no Morro do Corcovado. Para subir, pode-se ir de carro ou de trem apreciando a agradável vegetação. A modernidade dos elevadores e das escadas rolantes, o levarão até a base da estátua.
A emoção é grande e a vista é sensacional! Particularmente, adorei. É mágico!

***As Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foram escolhidas no século II a.C. pelo poeta Grego Antípater entre as obras mais apreciadas pelos gregos e romanos. Todas foram destruídas, exceto as PIRÂMIDES DO EGITO.
Adoraria conhecê-las e você?

Enquanto isso, vamos apreciá-las através do estudo e conhecimento...
Acesse os links e boa pesquisa!


sexta-feira, 21 de maio de 2010

QUERIDO PAPAI!

Meu querido, meu velho, meu amigo...! Você é nosso mestre, nosso exemplo, nosso guia...!
Meu velho capitão, nosso papai, vovô, sogrão, maridão, amigão... Que Deus te ilumine sempre!
Saúde e muitas felicidades neste dia. Feliz aniversário! Feliz 89 anos, 89 anos felizes!
Parabéns! Amamos você!
Com carinho, Luciara, Osmar e Luiz Afonso.

HAGÁQUÊ: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


O que é o HagáQuê?
Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Equipe do HagáQuê:
* Heloísa Vieira da Rocha - orientadora
* Sílvia Amélia Bim - pesquisadora
* Eduardo Hideki Tanaka - pesquisador
QUERIDOS ALUNOS, BOM TRABALHO.
PROFª LUCIARA

LIDERANÇA: CIDADANIA CONSCIENTE!


No dia 10 de maio, a 7ª e 8ª séries da Escola D' Amore de Carazinho, tiveram a honra da visita e da palestra com a professora e vereadora Sandra Citolin. A palestra sobre Liderança, ministrada pela professora Sandra, trouxe com muita propriedade o verdadeiro objetivo e importância de ser um líder em nossa sociedade.
Sandra, agradecemos pela disponibilidade, iniciativa e interesse em contribuir na formação cidadã de nossos jovens alunos.
A sociedade, de modo geral, carece de bons e interessados líderes.
" Plantamos hoje,... para colhermos amanhã...!"
Com carinho, professora Luciara e alunos da Escola D'Amore.

terça-feira, 18 de maio de 2010

COMBATE À VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS

O abuso sexual de menores corresponde a qualquer ato sexual abusivo praticado contra uma criança ou adolescente. Embora geralmente o abusador seja uma pessoa adulta, pode acontecer também de um adolescente abusar sexualmente de uma criança. No caso de sexo com crianças pré-púberes ou com adolescentes abaixo da idade de consentimento (a qual varia conforme a legislação de cada país), o abuso sexual é legalmente presumido, independentemente se houve ou não violência real.
O abuso infantil, ou maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte de seus pais - sejam biológicos ou adotivos - por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outro adultos próximos à criança. Envolve a imperícia, imprudência ou a negligência (estes elementos constituem a definição legal de "culpa") ou um ato praticado com dolo por parte do adulto contra o bem-estar ou a saúde da criança, como alimentação ou abrigo. Também comumente envolve agressões psicológicas como xingamentos ou palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressões de caráter físico como espancamento, queimaduras ou abuso sexual .
" Esquecer é permitir – Lembrar é combater” pretende motivar a utilização do disque-denúncia – ligação gratuita pelo 0800.99.0500, ou o encaminhamento dos casos ao Ministério Público ou Conselhos Tutelares nos municípios, com garantia de sigilo pelo Ministério da Justiça.
Os motivos do abuso infantil são vários: transtornos da mente humana, vícios (alcoolismo e o uso de drogas ), entre outros. Muitas vezes, os pais/cuidadores da criança possuem pouca educação, e podem tentar impedir o acesso da criança aos serviços médicos necessários, evitando a descoberta do abuso por parte dos médicos.
Não basta que possamos identificar os fatos e punir os agressores, há a necessidade de que as crianças e adolescentes sejam acolhidas, periciadas e tratadas adequadamente, para que os autores não se escondam sob o véu da impunidade, e os infantes tenham condições de recuperar-se, integralmente e voltarem ao convívio social de forma sadia. É o que toda sociedade espera!
A escola também funciona como portão de entrada da revelação de situações de violência sexual, assim, um cuidado especial na orientação, não apenas dos profissionais que nela atuam, mas dos alunos, através de uma abordagem lúdica do tema, colaboraria para a diminuição das situações de violência sexual . A inclusão em currículos universitários, de temas conexos, poderá auxiliar os profissionais da área na detectação do problema.
A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a perversão sexual, na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes (ou seja, antes da idade em que a criança entra na puberdade) ou para crianças em puberdade precoce. A palavra pedofilia vem do grego παιδοφιλια (paidophilia) onde παις (pais, "criança") e φιλια (philia, "amizade", "afinidade", "amor", "afeição", "atração", "atração ou afinidade patológica" ou "tendência patológica", segundo o Dicionário Aurélio).
Segundo o critério da OMS, adolescentes de 16 ou 17 anos também podem ser classificados como pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles.
A lei brasileira não possui o tipo penal "pedofilia". Entretanto, a pedofilia, como contato sexual entre crianças e adultos, se enquadra juridicamente no crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal) com pena de oito a quinze anos de reclusão e considerados crimes hediondos.
Pornografia infantil é crime no Brasil, passível de pena de prisão de dois a seis anos e multa. Artigo 241, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores (Internet), fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente. Em novembro de 2003, a abrangência da lei aumentou, para incluir também a divulgação de links para endereços contendo pornografia infantil como crime de igual gravidade. O Ministério Público do país mantém parceria com a ONG SaferNet que recebe denuncias de crimes contra os Direitos Humanos na Internet e mantém o sítio SaferNet, que visa a denúncia anônima de casos suspeitos de pedofilia virtual.
Pedofilia é o desvio sexual "caracterizado pela atração por crianças, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidades ou de atos libidinoso" (Croce, 1995).
Em 20 de dezembro de 2007 a Polícia Federal do Brasil, em conjunto com a Interpol, o FBI e outras agências de investigação desvendou o uso da Internet como meio para divulgação de material - para tanto usando da identificação dos IPs anônimos - tendo efetuado três prisões em flagrante e mais de quatrocentas apreensões pelo país - sendo esta a primeira operação onde foi possível identificar usuários da rede mundial de computadores para a prática pedófila no Brasil.
Precisamos orientar, informar, dialogar, proteger... nossas crianças contra esses crimes bárbaros. Pois, quem ama educa, cuida...
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ANJO...MÃE...


ANJO PROTETOR

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

Dizem que estarei sendo enviado à terra amanhã...
Como eu vou viver lá,
sendo assim tão pequeno e indefeso?"

DEUS:Entre muitos anjos,
eu escolhi um especial para você.
Estará lá te esperando e tomará conta de você.

CRIANÇA: Mas diga-me: Aqui no céu eu não faço
nada a não ser cantar e sorrir,o que é suficiente
para que eu seja feliz. Serei feliz lá?

DEUS:Seu anjo cantará e sorrirá
para você e,a cada dia, a cada instante,
você sentira o amor do seu anjo e será feliz.

CRIANÇA: Como poderei entender quando
falarem comigo se eu não conheço
a lingua que as pessoas falam?

DEUS: Com muita paciência e carinho,
seu anjo lhe ensinará a falar.

CRIANÇA: E o que farei
quando quiser te falar?

DEUS: Seu anjo juntará suas
mãos e lhe ensinará a rezar.

CRIANÇA: Eu ouvi dizer que na terra
há homens maus. Quem me protegerá?

DEUS: Seu anjo lhe defenderá,
mesmo que isto signifique arriscar a própria vida.

CRIANÇA: Mas eu serei sempre
triste porque não te verei mais.

DEUS: Seu anjo sempre lhe falará sobre
mim e lhe ensinará a maneira de vir
a mim e eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no céu,
mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.
A criança apressada pediu suavemente:

Deus, se eu estiver a ponto de ir agora,
diga-me por favor o nome do meu anjo.

DEUS: Você chamará seu anjo de MÃE.

Que você seja muito feliz.
COM CARINHO, MÃE LUCIARA.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Crack: ignorar é o meu maior vício!"
Prevenir é o melhor remédio!



"A prevenção é a arma mais forte na luta contra o crack."
* Veja dicas que podem ajudá-lo a manter seu filho longe da droga. Dicas de prevenção:
* Fontes: Fernando Oliveira, diretor da Divisão de Investigação do Narcotráfico do Denarc e Helena M. T. Barros, psicofarmacologista.

* Esqueça aquele mito de que é bonitinho uma criança experimentar uns goles de cerveja com você.
* Tenha hábitos saudáveis: as escolhas dos pais influenciam o comportamento dos filhos. *Pesquisas mostram que, em lares com pais fumantes, o índice de filhos fumantes é maior.
* Dê o exemplo: quando as crianças observam os adultos beberem para relaxar ou superar a timidez, aprendem que também precisam de substâncias químicas para superar seus problemas. * Acompanhe a rotina de seu filho: é importante saber onde ele está, o que faz e com quem está.
* Valorize a EDUCAÇÃO, compartilhe com seu filho, participe do cotidiano escolar, demonstre interesse pelo seu aprendizado, assim como diante das dificuldades,...

* Mudanças bruscas de comportamento podem ser um sinal de que há problemas...
FIQUE ATENTO!


Veja alguns questionamentos, depois acesse o site da RBS: CRACK NEM PENSAR...

?O que fazer quando o viciado simplesmente não quer parar e não quer saber de ajuda?
Enviado em 09/06/2009 - Novo Hamburgo (RS)
Dra. Irma Rossa .
É muito doloroso ver alguém da nossa família sofrendo e não conseguindo sair deste martírio auto-imposto. Às vezes, o tratamento começa pelos familiares. Temos vários exemplos de pacientes que foram buscar ajuda depois dos familiares mudarem de atitude. Muitas vezes, na tentativa de persuadir alguém a tratar-se, tomamos atitudes que são contraproducentes, oscilando entre raiva e culpa. Grupos de ajuda mútua, como Amor exigente ou Al-Anon, podem ser um bom inicio de modificação deste círculo vicioso.

?Antigamente o crack não era muito falado. Qual o motivo dessa droga aparecer tão de repente na nossa vida e fazer tantas vítimas?Enviado em 13/06/2009 - Matheus M. Moreira, 17 - Porto Alegre (RS) Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas
Olá, Matheus. O poder do crack de criar dependência é muito forte, comparado a outras substâncias. Por isso, usuários de crack se expõem a riscos altíssimos, como matar e roubar para obter dinheiro para sustentar o uso da substância. Drogas mais fracas em termos de impacto não produzem estas alterações com tal magnitude. Abraços, Dr. Flavio Pechansky.

?Gostaria de saber como o uso do crack interfere na vida sexual do homem. A droga pode causar dificuldade de ereção ?
Enviado em 12/06/2009 - Babi, Vila Velha (ES)
Dra. Irma Rossa
Sim, Babi. Um dos efeitos do crack e produzir uma diminuição do calibre das artérias. O pênis, para ficar ereto, recebe um fluxo de sangue. Se houver uma diminuição de calibre, não será suficiente para provocar a ereção. Por outro lado, o prazer e o envolvimento com a droga fazem com que o usuário desconsidere as outras possibilidades de prazer e até, em alguns casos, abra mão da vida sexual.

?Oi, gostaria de saber por que esta droga é tão destruidora e por que ela pode causar vício logo na primeira vez? Por que a recuperação é tão difícil ?
Enviado em 09/06/2009 -Ste., Joinville (SC)
Dra. Irma Rossa
Ste,Tornar-se dependente depende de muitas variáveis, mas duas são muito importantes: a droga em si e a pessoa que utiliza. As diferentes drogas têm potencial de adição diversos, dependendo do tempo que leva para iniciar o efeito e do impacto da droga no cérebro. Drogas fumadas chegam rapidamente ao sistema nervoso central. O crack, especificamente, tem um efeito muito impactante. Em relação às pessoas: algumas são mais suscetíveis a ficarem dependentes que outras, e quem já tem ou teve uma dependência pode ter outras. Como não sabemos qual o potencial de dependência de cada um, o melhor é não se expor a nenhuma droga. A recuperação é difícil porque não basta a retirada da droga, é necessário uma mudança de comportamento, de estilo de vida e de reinserção social. Além disso tudo, sem o desejo real e profundo de mudança por parte das pessoas, o tratamento tende a não funcionar. Às vezes, as pessoas precisam de muito tempo para desapaixonar pela droga e se convencer da necessidade de mudança.
Quer saber mais ? Acesse os links e navegue nos sites. Unidos, teremos um mundo mais FELIZ !
Não seja mais uma vítima, mas sim um vencedor !

" SEJA UM CRAQUE NA VIDA E NÃO UMA
VÍTIMA DO CRACK !"

Com carinho, profª e cidadã, Luciara.

MADRINHA DA OITAVA SÉRIE


No dia 03 de maio estivemos na Câmara de Vereadores, visitando a Vereadora Sandra. Além, de conhecer um pouco do seu trabalho no Legislativo Municipal, também fomos lhe fazer um convite: ser a madrinha da oitava série da Escola D' Amore.
Andressa, presidente da turma, transmitiu o convite à nobre Professora e Vereadora, SANDRA CITOLIN.

Com alegria, apresentamos nossa madrinha: SANDRA CITOLIN.
Sandra, agradecemos pela atenção e disponibilidade.

Alunos representantes: Andressa, Natália e Márcio. Professora regente: Luciara.

Acesse os links.

Oitavão do D' Amore.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

" DESCOBRIMENTO" DO BRASIL: 22 DE ABRIL


Há mais de 500 anos os portugueses atravessaram o Oceano Atlântico ( conhecido pelos europeus como mar tenebroso) em busca de
riquezas e espalhar a religião católica. Porém, vale lembrar: esse território era povoado pelos nativos, os quais foram chamados de índios, sendo que a palavra descobrimento tem sentido, do ponto de vista do europeu.
A esquadra era comandada por Pedro Álvares Cabral composta por 13 embarcações e chegou no litoral da Bahia, em Porto Seguro. Isso intencionalmente, pois o objetivo era reconhecer as terras conquistadas pelo Tratado de Tordesilhas ( realizado entre Portugal e a Espanha em 1494 ) para depois, seguir às Índias (terra das especiarias) .
Lá chegando realizou-se a 1ª missa, pelo frei Henrique de Coimbra. Manifestação católica, visto que os países ibéricos eram fervorozamente católicos. A população nativa, ficou observando impressionada! Só imaginem... As fotos anexadas são atuais e marcam o lugar da missa, isto é uma fonte histórica.
Entretanto, o que eu gostaria de ressaltar não é muito legal, mas é real. Passaram-se séculos
e o nosso Brasil continua com sérios problemas, muitos deles se arrastam desde o Brasil colonial,como por exemplo: os latifúndios improdutivos, elite privilegiada e corrupta, sociedade discriminadora e uma EDUCAÇÃO desvalorizada.
Devemos refletir... o que queremos, que país almejamos viver e deixar às futuras gerações?
Com toda certeza, desejamos um país melhor e para isso precisamos fazer a nossa parte. Semear boas sementes em solo fértil, para que na hora da colheita, possamos colher bons frutos...
Como Educadora, trago essas reflexões para a sala de aula, mesclando a realidade com os fatos históricos ocorridos. Desta forma meus alunos saberão interagir na História e serão cidadãos atuantes e críticos.
Já dizia Gandhi: " Transforma-te e o mundo se transformará."
COM CARINHO, PROFª LUCIARA.

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO: BAIANOS NAS TERRAS DOS PATAXOS...

PINDORAMA, PINDORAMA

É O BRASIL ANTES DE CABRAL

PINDORAMA, PINDORAMA

É TÃO LONGE DE PORTUGAL...

PINDORAMA, PINDORAMA

MAS OS ÍNDIOS JÁ ESTAVAM AQUI...

SÓ DEPOIS VÊM VOCÊS

QUE FALAM TUDO EM PORTUGUÊS

SÓ DEPOIS, COM VOCÊS

NOSSA VIDA MUDOU DE VEZ...

( Canção de Luiz Tatit e Sandra Peres.)


Pindorama era a forma que os nativos chamavam o território que foi denominado de Brasil pelos portugueses quando aqui chegaram em 1500, com a frota de Cabral, mais precisamente em Porto Seguro (Bahia); a qual era habitada pelos índios da etnia Pataxó.
Desde a chegada dos portugueses, muita coisa mudou em nosso país, inclusive o modo de vida dos índios.
A História é empolgante e fascinante!
COM CARINHO, PROFª LUCIARA.

sábado, 27 de março de 2010

JABULANI E A HISTÓRIA DAS COPAS...


JABULANI: "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu,
é o significado do nome da bola oficial da COPA 2010 na ÁFRICA DO SUL, Continente Africano.
Do APARTHEID, as lutas do grande líder NELSON MANDELA, à COPA 2010...
História das Copas do Mundo .

CURIOSIDADES...
Participantes 32 países.
País anfitrião ou sede em 2010: África do Sul
Período: 11 de junho – 11 de julho
É o primeiro mundial sediado no continente Africano.
A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul terá todos os campeões mundiais, algo que não ocorreu na edição da Alemanha. Sendo assim, o pentacampeão Brasil, a tetracampeã Itália, a tricampeã Alemanha, os bicampeões Argentina e Uruguai, e ainda os campeões França e Inglaterra participarão desta Copa.

A Coréia do Sul e a Coréia do Norte vão competir simultaneamente,pela 1ª vez. Na única vez em que a Coreia do Norte competiu, em 1966, a Coreia do Sul não estava presente.
Pela primeira vez duas seleções da Oceania disputam a mesma Copa, é o caso de Austrália (disputou a vaga pela Ásia) e Nova Zelândia.
As seleções de Honduras e Nova Zelândia haviam disputado a Copa de 1982 e retornaram, curiosamente, para a Copa 2010, após ficarem de fora da grande festa do futebol durante longos 28 anos.
Primeira copa do Mundo a ter 6 seleções do continente africano.
Pela primeira vez desde a sua estreia em Copas do Mundo, a Arábia Saudita fica fora de um mundial.

CRONOLOGIA DAS COPAS:
Alemanha 2006 - Coreia , Japão 2002 - França 1998 -EUA 1994 -Itália 1990 -México 1986 - Espanha 1982 -Argentina 1978 -Alemanha 1974 -México 1970 - Inglaterra 1966 - Chile 1962 - Suécia 1958- Suíça 1954 - Brasil 1950 - França 1938 - Itália 1934 - Uruguai 1930 ( 1ª Copa do Mundo ).

* Apenas durante a Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945 ) e no pós-guerra, o evento deixou de ser realizado - em 1942 e 1946, respectivamente, infelizmente!

* Acesse os hiperlinks.

Bom trabalho, com carinho, profª Luciara.


sexta-feira, 26 de março de 2010

INCLUSÃO SOCIAL NA COPA DA ÁFRICA DO SUL


26/03/10 - 07h32 - Atualizado em 26/03/10 - 07 h 32 min
África do Sul terá 'Copa do Mundo' com times de crianças pobres. Projeto social da Fifa vai reunir 200 crianças carentes em junho.
Iniciativa ajuda crianças desprivilegiadas a superar problemas sociais. Torneio de futebol vai reunir crianças carentes de 32 países.
Sello Mahlangu "ama, vive e respira futebol" e diz que o esporte ajudou a mantê-lo longe de problemas nas ruas de uma das comunidades mais pobres da África do Sul.
Com 18 anos, Mahlangu é uma das mais de 200 crianças desfavorecidas provenientes de todo o mundo que jogarão em um campeonato de futebol em paralelo à Copa do Mundo em Alexandra, na periferia de Johanesburgo, frequentemente associada a violência e pobreza extrema.
Com o campeonato "Football for Hope" (Futebol pela Esperança), entre 4 e 10 de julho, o organismo que dirige o futebol, em parceria com a ONG global Streetfootballworld, usará o mês da Copa do Mundo na África do Sul para promover projetos que ajudem as crianças desprivilegiadas a superar problemas sociais.
Embora ainda faltem menos de três meses para o início, o campeonato - principal projeto social da Fifa - já mudou a vida dos jovens.
"Há muitos jovens que estão fazendo coisas ruins aqui em Alexandra e eu agradeço a Deus que não sou parte deles. Sem o futebol, acho que estaria fazendo algo como o crime", disse Mahlangu, depois da cerimônia de lançamento do campeonato na quinta-feira.
Integrante de um projeto local chamado Play Soccer, Mahlangu é um dos oito jovens que formarão o time de Alexandra, que competirá com outras 31 equipes internacionais.
O diretor-executivo da Streetfootballworld, Jurgen Griesbeck, afirmou que os times foram selecionados segundo o comprometimento deles em superar problemas sociais, que vão de falta de moradia, em Londres, e minas terrestres, no Camboja, até a educação para a Aids, na África do Sul, e integração de refugiados na Austrália.
"Estamos falando aqui de modelos de vida, estamos falando sobre pessoas que são campeãs em suas comunidades, pessoas que são o nosso futuro", disse Griesbeck.
A Fifa gosta de ressaltar que o futebol é mais do que lucros gigantes e jogadores milionários.
"Esta Copa do Mundo não é apenas uma questão de grandes estrelas vindo para a África do Sul. (O campeonato) representará outra Copa do Mundo, de esperança, mudança e oportunidades", disse o principal organizador local do torneio, Danny Jordaan.



Com carinho, profª Luciara.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A PARÁBOLA DO CACHORRINHO!



Refletindo...


O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta:
"Cachorrinhos à venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai as crianças, e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
- Qual é o preço dos cachorrinhos? O dono respondeu:
- Entre R$ 30,00 e R$ 50,00.
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
- Só tenho R$2,37... posso vê-los?. O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cachorra correndo seguida pôr cinco cachorrinhos.Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás.
O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
- O que aconteceu com esse cachorrinho??? perguntou. O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou:
- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar! E o homem respondeu:
- Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente. O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
- Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo. O homem respondeu:
- Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos. O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal.
Olhou de novo o homem e lhe disse:
- Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda. O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
- Filho, só espero e rezo para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você!
Moral: Na vida não importa como és, mas que alguém te aprecie pelo que és, e te aceite e te ame incondicionalmente.
"Um verdadeiro amigo é aquele que chega quando o resto do mundo já se foi... "
(Autoria Desconhecida)

É, atualmente, os amigos de verdade estão em extinção, infelizmente! Mas, não podemos seguir
tais estatísticas ou situações. Fora o preconceito!
Temos que "lutar" e mostrar nosso real valor e fazer valer nossos direitos !
QUE DEUS, NOSSO PAI CELESTIAL, ESTEJA SEMPRE CONOSCO!
Com carinho, profª Luciara.


quinta-feira, 11 de março de 2010

ALUNOS DA ESCOLA D' AMORE


AOS MEUS MAIS NOVOS E QUERIDOS ALUNOS!
Meu objetivo é mostrar o quanto a Educação, bem como os valores morais, são importantes em nossa vida!
Assim, seremos verdadeiros cidadãos: conscientes, qualificados, responsáveis e participantes na construção dos nossos sonhos e de uma sociedade melhor!
A Educação familiar, quanto a escolar devem " andar " juntas. É um processo contínuo.
Tenham certeza, a Educação de qualidade, é o passaporte para uma vida melhor!
COM CARINHO, PROFª LUCIARA.

quinta-feira, 4 de março de 2010

VOTAR É UM DIREITO DE TODOS!


Atualmente, o voto é um direito de brasileiros e brasileiras. Mas para conseguirem conquistar esse direito, as mulheres tiveram que lutar muito! Até a década de 30, somente os homens podiam escolher seus governantes no País. Que machismo, hein!
Só em 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi conquistado, após uma campanha nacional que estendia o direito às mulheres. E nem eram todas as mulheres que podiam votar, somente as casadas (com permissão dos maridos), as viúvas e as solteiras que tivessem seu próprio dinheiro! Em 1934, após grande pressão popular, o presidente Getúlio Vargas tirou essas restrições do Código Eleitoral. Mas a obrigatoriedade do voto às mulheres só se concretizou oficialmente em 1946.
Mulheres, a luta foi longa e árdua, mas o voto feminino foi garantido!
Atualmente, a legislação eleitoral do Brasil garante aos homens e às mulheres direitos equivalentes. As mulheres agora podem participar das eleições, tanto votando quanto sendo votadas.
Para mudar o que não está bom, não adianta ficar em casa reclamando, é preciso criar coragem, se informar e ir em busca dos seus/nossos direitos. Unidos (as) para reivindicar pela democracia.
O povo brasileiro teve que ir para as ruas algumas vezes reivindicando direitos, assim conquistou muitos deles, os quais desfrutamos atualmente.
Portanto, vamos fazer valer essas "lutas"!!!
Profª e cidadã, Luciara

CRACK NEM PENSAR!

SEJA CONSCIENTE, DIGA NÃO AO CRACK E SIM À VIDA!

Com carinho, profª Luciara.

ONDE VOCÊ GUARDA O SEU RACISMO?


<>

A reflexão contra o Racismo, tem a missão de encontrar propostas de mudanças nas atitudes, pois o racismo é um entrave para a consolidação de uma sociedade mais justa e democrática, onde todos sejam realmente cidadãos.

Estimular o diálogo, a troca de ideias, incentivar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes além de estimular o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade. Participe, promova diálogos na sua família, na sua escola, no seu trabalho ou na sua roda de amigos.

Faça parte você também!

COM CARINHO, CIDADÃ E PROFª LUCIARA


quarta-feira, 3 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


A palavra cidadania assumiu vários significados através da História. Na Grécia Antiga a palavra designava o direito dos homens livres/ricos decidirem os direitos e deveres da população desprovida economicamente. Atualmente, o papel de cidadão ou cidadã é amplo e fundamental, logo esse direito é de todos os homens e mulheres, independente de etnia, classe social, gênero ou religião: isto é democracia!
A partir dessas colocações, quero salientar direitos adquiridos pelas mulheres, como direito ao voto e a Lei Maria da Penha. Entretanto, relatar a história do dia Internacional das Mulheres: dia 8 de março; bem como o papel das mulheres na sociedade atual são relevantes!
No Dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Entretanto, apenas em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O esforço é para tentar diminuir, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, ainda sofremos, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Conquistamos no Brasil:no dia 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino. Depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e sermos eleitas para cargos no Executivo e Legislativo. Em 2006, conquistamos a Lei Maria da Penha, contra a violência doméstica e familiar, pois infelizmente, a violência de modo geral, ainda ocorre.

Com carinho, profª Luciara.

SÍMBOLOS NACIONAIS:BANDEIRA...

O que você precisa saber antes de hastear a Bandeira Nacional :
A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações de sentimento patriótico dos brasileiros, mas para ser hasteada, ela tem de estar na mais perfeita ordem. Isso é lei. Na Praça dos Três Poderes, em Brasília, uma Bandeira Nacional permanece no topo de um mastro com mais de 100 metros de altura. Em sua base, há a seguinte inscrição: "Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto - visão permanente da Pátria". No primeiro domingo de cada mês, há uma solenidade para substituir a Bandeira usada por uma nova . A Bandeira tem cerca de 280 metros quadrados e um mecanismo a leva até o alto.
No dia 19 de novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira, o hasteamento é feito ao meio-dia, com uma festa especial: a bandeira é içada depois de uma salva de 21 tiros. Em seguida, uma banda executa, ao vivo, o Hino à Bandeira, e todos os presentes à cerimônia cantam junto. A bandeira é um dos Símbolos Nacionais do país. Se em uma cerimônia, várias bandeiras forem hasteadas ou arriadas ao mesmo tempo, a Bandeira Nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer dele. Em dia de luto nacional (quando morre alguém importante), a Bandeira é hasteada e, depois de chegar ao topo, ela é baixada e deixada a meio-mastro. Esse gesto simboliza que o país está triste, em luto. Em um cortejo fúnebre, o luto é indicado por um laço de crepe preto, colocado junto à lança.
Nas escolas públicas e particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana.

Se a bandeira estiver rasgada ou com manchas, ela não pode ser hasteada nem jogada no lixo. Quando velhas, o destino de todas as bandeiras é o fogo. Elas são queimadas em solenidade por uma autoridade militar e a incineração acontece sempre em 19 de novembro, no Dia da Bandeira. Cabe salientar, que na Escola E.E.F. Alfredo D' Amore, a Bandeira Nacional é hasteada semanalmente e também, é trabalhado com os alunos a história dos símbolos nacionais e sua importância cívica e cidadã.
Também, quero destacar como professora de História e cidadã brasileira, que apesar dos graves problemas existentes em nosso país, jamais podemos deixar de enaltecer nossa linda e majestosa Pátria; Ela não é a culpada dos tristes fatos que ocorrem desde o seu nascimento. Vamos refletir... , a sociedade no geral (governos, povo, elite) é que não muda e parece que não quer mudar, para tornar essa gigante Pátria em uma Pátria gigante de paz, progresso, dignidade, liberdade, felicidade, educação qualificada, cidadania, igualdade...
Precisamos ter consciência e ir plantando..., um dia quem sabe..., nossos descendentes colherão os frutos... Então, com toda certeza, todos cantarão o Hino e hastearão a Bandeira Nacional com vigor e patriotismo, sem questionamentos...
***VEJA OS LINKS***
PROFª LUCIARA.

CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS



Constituição (ou Carta Magna), é o conjunto de normas (regras e princípios) supremas do ordenamento jurídico de um país. A Constituição limita os poderes públicos, organiza o Estado e define direitos e deveres fundamentais dos cidadãos .
A Constituição recebe nomes como: Lei Fundamental, Lei Suprema, Lei das Leis, Lei Maior, Carta Magna. O Brasil tem na sua história sete Constituições, sendo apenas uma no período Monárquico(1824) e as seis no período Republicano. Assim sendo, em 1891 foi promulgada a 1ª Constituição republicana brasileira, sendo a 2ª do Brasil e a última, isto é, que está em vigor, foi promulgada em 1988 no governo do presidente José Sarney.
A Constituição atual também é conhecida como "Constituição Cidadã"; porém, não podemos nos esquecer que de nada vale, se não reivindicarmos nossos direitos e seguirmos nossos deveres. Portanto, vamos refletir a partir dos artigos da Constituição atual:
"A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito... "(Art.1º)
" Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."(Parágrafo único)
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade..."( Art.5º)
Pois é, mas sabemos infelizmente que, em alguns casos ou pessoas, as leis não vigoram. Têm muitas coisas para mudar em nosso país!

Com carinho, profª Luciara.


segunda-feira, 1 de março de 2010

A LIÇÃO DA BORBOLETA

Todos os dias vivemos desafios, os quais devemos, da melhor forma, solucioná-los ou transformá-los em novas conquistas. Caso contrário, se não passarmos por tais desafios, o curso de nossas vidas sofrerá entraves e pior; não conquistaremos nossos objetivos.
O que temos de passar, ninguém pode passar por nós!



A partir do dia 01/03/10, com orgulho,faço parte do grupo da Escola E.E.F. Alfredo D'Amore. Fico feliz em ampliar meus horizontes, conhecer novas pessoas e poder contribuir na formação e qualificação educacional/cidadã de nossos jovens; visando sempre uma sociedade mais justa, sábia e feliz!
Obrigada Arruda!
Obrigada D'Amore!
" Transforma-te e o mundo se transformará." ( Gandhi)
Com carinho, profª Luciara.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A PAZ!!!

Este belo vídeo, nos faz refletir... Realmente precisamos mudar, por dentro e por fora.

Como diz meu filho, Luiz Afonso: Quem ama cuida! Portanto, devemos cuidar e preservar o que temos e onde vivemos. Pense nisto!

Com carinho, profª e mãe, Luciara.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

RAÇA: A HUMANA!!!

As imagens nos falam, nos mostram as verdadeiras lições de vida e de igualdade. Vamos lá! A humanidade carece de pessoas sinceras, justas, amigas e desprovidas de preconceitos!

Abra seu coração! Mundo aguente firme!




Com carinho, profª e cidadã, Luciara.